JD1 | 17 de novembro de 2021 - 07:30 1 ANO DE PIX

Pix completa 1 ano e poderá ser realizado sem internet nos próximos anos

Além da nova funcionalidade, estudam ainda liberar recursos para outros países

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto,  realizou uma cerimônia em comemoração ao aniversário de um ano do Pix transmitida pela internet, na oportunidade o presidente divulgou a implementação de novas funcionalidades para a tecnologia nos próximos anos, como transferências sem conexão à internet e movimentação de recursos para outros países.

O anuncio foi feito nesta terça-feira (16), segundo ele essa ideia está sendo estudada e seria uma forma de democratizar a ferramenta. 

"Apesar de já ter alcançado um uso expressivo pela população, certamente ainda não atingiu todo o seu potencial o uso do QR Code, por exemplo, ainda depende de uma melhora assimilação da tecnologia por parte de seus usuarios, temos novas funcionalidades para ser desenvolvidas uma delas é a transação sem internet democratizando e viabilizando ainda mais o recurso" afirmou.

De acordo com Banco Central, em 1 ano o recurso ultrapassou o número de transações feitas por TED, DOC e boleto, até outubro foram feitas mais de 7 bilhões de transações, movimentando cerca de 4 trilhões de reais. No pronunciamento virtual ainda foi lançado o mecanismo de devolução, agilizando o resarcimento a vítimas de fraudes ou falhas operacionais.

Outra funcionalidade, é o pix saque e o pix troco a partir do dia 29 de novembro usuarios poderam sacar ou receber troco em estabelecimentos comerciais usando pix. 

O diretor do Banco Central, João Manoel Pinho Melo, explica que a nova função vai facilitar para locais que tem pouco recurso de agências bancárias. 

"Nós temos várias funcionalidades que estão por vir, o pix saque e troco vão dar acesso à lugares menos servidos por agências físicas, o QR Code vai permitir pagamentos mesmo não estando com internet" argumenta.

Segundo o Banco Central, apenas no mês de outubro mais de 104 milhões de pessoas realizaram pix, representando cerca de 62% da população adulta, já são mais de 348 milhões de chaves cadastradas. Este mês houve recorde de transações mais de 50 milhões em um único dia.