Portal do MS | 5 de outubro de 2021 - 08:02 VACINAÇÃO

72 municípios de MS já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas

Um dos fatores é que o governo estadual distribui as doses a todas as cidades do Estado, em menos de 12 horas, por meio de uma logística eficiente.

Com imunização em destaque nacional, 72 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Um dos fatores é que o governo estadual distribui as doses a todas as cidades do Estado, em menos de 12 horas, por meio de uma logística eficiente.

Dos 72 municípios, 25 inclusive estão acima de 100%, já que as doses enviadas renderam mais do que o previsto. Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), as cidades com mais efetividade na vacinação são Douradina (107,78%), Santa Rita do Pardo (107,05%), Batayporã (105,74%), Juti (105,63%) e Rio Negro (105,52%).

Entre os municípios com índices menores de aplicação aparecem Aquidauana (89,46%), Anaurilândia (89,26%), Dourados (88,51%), Rio Brilhante (88,20%) e Bandeirantes (83,68%). (Confira o boletim completo).

O governador Reinaldo Azambuja desde o início da imunização incentivou os municípios a promoverem mutirões de vacinação, tendo como lema “vacina no braço e não na geladeira. Também conscientizou a população a tomar a segunda dose da vacina quando chegasse sua vez no calendário estabelecido por seu município.

Para incentivar os municípios a adiantar a aplicação de vacinas, também resolveu pagar incentivo financeiro às cidades que atingirem um alto índice de vacinação contra a Covid-19.  A distribuição de valores é feita com base na população dos municípios, estimada para o ano de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que Mato Grosso do Sul foi pioneiro na criação do incentivo financeiro aos municípios e para continuar o processo de imunização, os valores repassados nos próximos três meses terão acréscimos de recursos.

 “Por determinação do governador Reinaldo Azambuja vamos aumentar os valores a serem repassados aos municípios. Esse incentivo tem como objetivo premiar as equipes que trabalham aplicando as vacinas no nosso Estado”, ressaltou Resende. A SES irá distribuir aos municípios R$ 11.924.589,60 que aplicarem pelo menos 90% das doses recebidas no período.

Segundo os dados do “Vacinômetro” 76% da população do Estado já recebeu ao menos a primeira dose e 58% dispõe da imunização completa (segunda dose e dose única). Se levarmos em conta a população adulta se chega ao percentual de 94% (1° dose) e 77% (completa).

Leonardo Rocha, Subcom

Foto Capa: Arquivo