28 de julho de 2004 - 10:19

Anvisa determina apreensão de anabolizante falsificado

Desde ontem, a verão falsificada do Hemogenin (oximetolona) 50 mg, lote 88, deve ser apreendida em todo o País. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial, por meio da Resolução 1.193. O produto fraudado, originalmente fabricado pela empresa Aventis Pharma, foi encontrado no Rio de Janeiro.

O fabricante do produto original, droga anabolizante, pertencente à categoria de medicamentos sujeitos a controle especial, comunicou à Anvisa que foi detectada a falsificação da versão do medicamento 50 mg, comprimido, lote 88, com validade em dezembro de 2004.


Identificação - As principais diferenças entre a apresentação do produto original e o medicamento falsificado são:

- no produto original, não existe número de lote do medicamento Hemogenin com o número 88;

- no produto falsificado não foi encontrada a presença do princípio ativo Oximetolona;

- a cartela atual de comprimidos do Hemogenin verdadeiro possui um X marcado no meio da embalagem; e

- a embalagem original em alumínio tem letras escritas na cor roxa.


Para visualizar as embalagens verdadeira e falsa, basta acessar o site da Agência www.anvisa.gov.br, no item “alertas”. Estabelecimentos que desrespeitarem a determinação da Anvisa estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei 6.437/77, que prevê de notificação a multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Cabe às vigilâncias sanitárias estaduais e municipais a fiscalização do cumprimento da exigência.
 
APN