Adélio Ferreira - Fátimanews | 6 de setembro de 2021 - 13:03 EXEMPLO DE VIDA

Após se tornar um milagre, o fatimassulense Higor é doutor em Engenharia Eletrônica no Paraná

No dia 25 de agosto de 2021, o fatimassulense Higor Barbosa Santos defendeu a sua tese de doutorado intitulada "Controle de Velocidade baseado em Modelo Dinâmico com Restrições para um Robô Diferencial Escalador Magnético"

Dr. Higor com sua mãe Suely - WhatsApp

Esse redator teve a oportunidade e alegria e acompanhar a trajetória desse menino que teve uma ascensão meteorológica: hoje, doutor em Engenharia Eletrônica, no estado do Paraná. Esse "menino" teve uma infância difícil, pois sua mãe, minha amiga Suely na sua gravidez teve "eclampse", tendo que fazer o parto prematuramente. Foi uma luta, meu amigo Pedrinho, entregou-os nas mãos de Deus e foi operado um grande milagre, sobrevivendo o Higor e sua mãe.

Com muito sacrifício e dedicação seus pais o encaminharam para o estado do Paraná, precisamente, Curitiba, investindo em seus estudos e com felicidade pode dizer que sua missão está cumprida, com o querido filho Higor concluído seu doutorado.

No dia 25 de agosto de 2021, o fatimassulense Higor Barbosa Santos defendeu a sua tese de doutorado intitulada "Controle de Velocidade baseado em Modelo Dinâmico com Restrições para um Robô Diferencial Escalador Magnético" no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Higor é filho dos fatimassulenses, Pedrinho e Suely, e desde 2007, mora em Curitiba, onde foi cursar Engenharia Eletrônica na UTFPR. Segundo Higor, a sua tese apresenta um controlador de velocidade para um robô que realiza inspeções em tanques de armazenamento de petróleo e seus derivados. A inspeção desses tanques por robôs é muito importante, pois visa identificar rachaduras, corrosões e/ou defeitos nas soldas, assim evita-se expor os inspetores a ambientes insalubres, além de identificar defeitos no tanque que possam causar uma explosão, por exemplo. Higor também comenta que "essa aprovação representa alguns anos de aprendizagem, sacrifícios e superações para mim, em que meus pais foram fundamentais para eu pudesse alcançar o título de Doutor em Engenharia Elétrica. "Eu dedico essa aprovação aos meus pais, Suely e Pedro, que sem o incentivo e o apoio deles, eu jamais poderia ter obtido esse título. Também agradeço a minha orientadora profa. Dra. Valéria e meu coorientador prof. Dr. André pela orientação na tese. Agradeço a toda a minha família, amigos, LASCA e BBU por todo o apoio".

A tese de doutorado do ex-fatimassulense foi financiada pela Petrobras, CAPES e CNPq, e ele ressalta que "sem o fomento desses órgãos e sem a bolsa de estudos, eu não conseguiria fazer o meu doutorado, por isso os investimentos na Educação e na Pesquisa são imprescindíveis para que o Brasil possa se tornar um país cada vez melhor!"

O Fatimanews expressa todo sentimento de carinho ao Dr. Higor pela conquista de um título importante, almejado por muitas pessoas.

Parabéns, Dr. Higor!