JD1 | 5 de agosto de 2021 - 16:59 VACINA NO MS

Cidades de MS começam a dispensar doses da vacina contra Covid

FOTO: JD1 / REPRODUÇÃO

As novas doses de vacina contra a Covid-19 recebidas ontem (4) por Mato Grosso do Sul devem ser rateadas somente entre 54 dos 79 municípios do estado. Isso acontece porque 25 cidades dispensaram novas remessas da vacina por já terem vacinado 100% da população acima de 18 anos com a primeira dose, de acordo com o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Resende explicou que como essas cidades já alcançaram a meta da primeira dose e as remessas recentes são apenas para D1 (primeira dose), devem receber novas doses em outros lotes, "quando for necessário finalizar o esquema vacinal com a D2 (segunda dose)".
 
Os municípios que participaram do estudo de vacinação em massa, que imunizou a população com a vacina de dose única, da Janssen, fazem parte do grupo que não deve receber nova remessa da primeira dose, sendo eles: Mundo Novo; Japorã; Sete Quedas; Paranhos; Coronel Sapucaia; Aral Moreira; Ponta Porã; Antônio João; Bela Vista; Caracol; Porto Murtinho; Corumbá e Ladário.

O secretário explicou que os municípios que concluíram a meta de imunização acima de 18 anos somente receberão vacina para os menores de idade sem comorbidades quando imunizarem completamente 60% da população geral e, ainda que, para o grupo populacional menor de idade possa ser vacinado, é necessário atingir outros números."Para a imunização dos menores acontecer na cidade, o município deverá atingir as metas de vacinação com a D1 em 90% da população, e 60% da D2", pontua.
 
Resende concluiu: "nós trabalhamos e peço diariamente para que os secretários não deixem doses nas geladeiras. Vacina é no braço! Nosso estado tem sido vanguarda na imunização e não podemos descansar".