Ana Brito (Seinfra) e Davi Nunes Souza (Agehab) | 2 de julho de 2021 - 15:56 AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Riedel entrega baixa de hipoteca a moradores de Ivinhema, realizando o sonho de dezenas de famílias

O sonho de muitas famílias de Ivinhema foi realizando nesta sexta-feira (02)

Fotos e entrevistas: Alexsandro Nogueira

O sonho de muitas famílias de Ivinhema foi realizando nesta sexta-feira (02), para 27 mutuários que firmaram contrato com o extinto Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Previsul). Elas receberam das mãos pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o termo de autorização de baixa de hipoteca e/ou caução.

Essa entrega marca o início de um ciclo que deve ser concluído até o fim do ano, conforme o planejamento elaborado pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). Os documentos permitem às famílias que não integram a cessão de ativos imobiliários realizada pelo Estado para o Banco UBS Pactual S/A a terem, finalmente, seus imóveis desonerados. São 27 termos entregues a moradores do bairro Itapoã.

“É uma lei que libera a hipoteca e a caução. Isso é liberdade para essas pessoas que agora têm um bem, um patrimônio. É uma vitória, considerando que tem famílias que há 30 anos aguardam por isso”, reforçou Riedel.

A espera por esta conquista é o caso da servidora pública municipal, Ana Paula de Carvalho: “Eu resido há mais de 15 anos neste imóvel, este documento é de suma importância, porque ele representa a realização do sonho da casa própria. Eu não tinha documento de comprovação e eu estou muito grata por isso”.

O comerciante Milton Guilherme da Silva, também pode respirar aliviado com a conquista: “Faz tempo que eu estava esperando e o melhor é que não precisei ir para Campo Grande para resolver”. Além dos dois, a aposentada Maria Aparecida de Oliveira Bispo recebeu sua documentação das mãos de Eduardo Riedel.

Uma luz no fim do túnel

A vontade da dona Maria Tirapelli, de 72 anos, de resolver um problema antigo de cratera em sua propriedade familiar no Distrito de Amandina será resolvida em breve. O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, assinou a ordem de serviço que vai fazer uma rede de drenagem no local.

“Nós chegamos aqui em novembro de 1993 e já chegamos aqui e já pegamos esse problema de erosão, meu esposo era muito trabalhador e ele arrancava os tocos de arvore e trazia e jogava lá dentro para ajudar a segurar. Cerca, por exemplo, quando chovia a erosão levava. Esta obra traz uma expectativa muito grande, há muito tempo a gente espera. É muito importante pra nós”, afirmou a produtora familiar ao lado do seu filho, Éder Ortiz: “Tem hora que a gente nem acredita”.

Para Riedel, que também é produtor rural e por isso conhece a realidade do setor, a obra vem em bom momento. “Estamos aqui para conhecer um pouco a evolução daquilo que a gente se comprometeu em relação aos investimentos para Ivinhema, nós temos um trabalho de drenagem grande para o município, além dos recursos de