28 de julho de 2004 - 07:42

Igreja promove encontro Fé e Política em F. do Sul

Com a proximidade das eleições, onde serão escolhidos os dirigentes máximos do município, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, de Fátima do Sul, decidiu promover o encontro “Fé e Política”, que será realizado no dia 31/07/2004 (sábado), ás 14:00 horas, no Salão Paroquial, e será coordenado pelo Pe. Clarindo Redin.

O Papa Paulo VI, numa de suas cartas (encíclica) diz: que a “política é uma maneira de fazer caridade”. Já os bispos da América Latina, reunidos em Puebla em 1979, dizem que a “Igreja não despreza a atividade política, mas pelo contrário, a tem em alta estima”.

Na última reunião da CNBB, os bispos voltaram a insistir na obrigação que a Igreja tem de dar formação política aos Cristãos (Diretrizes Gerais, nºs. 168 e 169). De todas as orientações nasce nossa obrigação de oportunizar momentos de debate e formação política aos cristãos.

Pe. Clarindo afirmou que no dia 31 tentará ir um pouco além dos documentos da Igreja, juntando e relacionando outras afirmações para dizer que tipo de política os cristãos devem fazer. Informou que o encontro será aberto a todos, mesmo aos “que nada entendem de política” como dizem. “Todos sabemos que política não é uma opção, mas uma conseqüência natural do existir! Fica a conclamação: Se queremos construir uma sociedade justa e solidária, busquemos compreender melhor como fazer nossa parte!” Concluiu.

 

Fátima News