28 de julho de 2004 - 07:05

Explosão de carro-bomba mata 51 no Iraque

Pelo menos 51 pessoas morreram hoje em um atentado suicida com um carro-bomba na cidade de Baquba, cerca de 100 quilômetros ao norte de Bagdá. O incidente deixou 21 feridos.

"Há pelo menos 51 mortos e mais de 20 feridos, alguns deles muito graves", disse por telefone o doutor Ahmed Fuad, responsável do hospital geral de Baquba. Ele advertiu que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas. Já o Exército dos EUA declarou que 20 pessoas morreram 70 ficaram feridas.

O veículo explodiu por volta das 8h locais (1h de Brasília) em frente à delegacia. Dezenas de candidatos a uma vaga na polícia faziam fila para entrar no centro de recrutamento da nova Guarda Nacional iraquiana, ao lado do local do acidente.

A explosão deixou uma profunda cratera na calçada e atingiu uma caminhonete de transporte público, que ficou completamente destroçada. A maioria das vítimas viajavam no veículo.

O mesmo lugar foi palco de um ataque similar no início do mês de abril. No atentado, morreram três policiais iraquianos, enquanto cerca de uma dezena de pessoas ficaram feridas. Baquba se encontra no interior do "triângulo sunita", uma perigosa região ao norte de Bagdá que se ergueu como coração dos rebeldes.

Nenhum grupo assumiu até o momento a autoria do atentado, mas responsáveis iraquianos e militares dos EUA atribuíram ataques similares perpetrados nos últimos meses ao grupo liderado pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqaui, acusado de ser o representante da Al-Qaeda no Iraque.

 

Terra