Adélio Ferreira - Fátimanews | 18 de fevereiro de 2021 - 11:35 100 ANOS

Pioneiro de Fátima do Sul completa 100 anos com quatro gerações, desfrutando de boa saúde

O Baiano Eleotério chegou em Fátima do Sul em 1952, época que foi efetuado a Reforma Agrária no Mato Grosso do Sul.

Seu Eleotério no casamento de sua filha no ano de 1985 (ele está a esquerda de terno cinza) - Album da Família

Poucos conseguem atingir a idade de um século, mas o Baiano Eloeotério Ferreira da Silva, que nasceu na cidade de Casa Nova-BA, em 20/02/1921, conseguiu essa grande façanha e poder comemorar 100 anos de vida.

O Baiano Eleotério, que foi casado com a Srª. Paulina Ferreira Braga (in memorian), teve 12 filhos (4 falecidos) e ainda adotou 3 netas. Dessa união ainda constituiu 4 gerações, sendo 22 netos, 8 bisnetos e 6 tataranetos; chegou em Fátima do Sul em 1952, época que foi efetuado a Reforma Agrária no Mato Grosso do Sul.

Quando por aqui chegou, Eleotério disse a reportagem do Fatimanews que construiu sua própria casa cobertura de tabuinhas, e os móveis todos feitos por ele.  Por muito tempo dedicou a lavoura de algodão (devido não ter muito conhecimento, era trapaceado. Nessa época o dinheiro que circulava era réis e lembrou que plantou uma fruta muito consumida na Bahia, o Embú (que mais gosta).  Vive em uma chácara, divisa com Vicentina,  com um de seus filhos e sua bebida preferida é o café. Pela sua idade, teve que passar por uma cirurgia para por "marca passo", tem apenas um probleminha de coluna. Mas apesar desse incômodo, disse que graças a Deus não depende de ninguém para se locomover e fazer as suas necessidades, e está totalmente lúcido. A cada 6 meses tem um compromisso de ir ao seu médico.

Seu Eleotério deu a receita para se viver bastante: evitar bebidas alcoólicas, cigarro e se alimentar bem, de preferência o prato que mais gosta: Mocotó e feijão de corda. Disse que pede saúde a Deus para continuar trabalhando e ainda ir visitar a sua Bahia.

No próximo domingo a família estará reunida para comemorar essa importante data. Mas está um pouco sentido por não poder fazer uma festa e convidar os amigos, em razão da Pandemia.