27 de julho de 2004 - 17:50

Anvisa exige apreensão de analgésico e formicida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde determinou a apreensão, em todo o território nacional, do lote nº 02115 do analgésico Dipirona Sódica, dos produtos Formicida Formi-House e Baraticida Baratafim.

O lote da dipirona sódica solução injetável, ampola 2 ml, fabricado pela empresa Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda., em Aparecida de Goiânia (GO) apresentou aspecto insatisfatório, com presença de partículas em suspensão.

O medicamento foi fabricado em 1º de junho de 2003, com validade até 1º de junho de 2005. Já o Formicida Formi-House e o Baraticida Baratafim, fabricados pela empresa Insetimax Indústria Química Ltda., em Jardinópolis (SP), não possuem registro na Anvisa.

É de responsabilidade das empresas o respeito às determinações e das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais a fiscalização do cumprimento das medidas. Caso haja infração as referidas resoluções, as indústrias e pontos de venda poderão ser autuados e receber multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, conforme a Lei nº 6.437/77.
 
Agência Brasil