Reporter MT | 4 de fevereiro de 2021 - 13:20 100 TERERÉ

Covid-19: Prefeito proíbe consumo de tereré e manda 'fechar cidade' à noite

O consumo de tereré é apenas uma das proibições, a Prefeitura também vetou atividades de lazer ou eventos que causem aglomerações

A Prefeitura de Poconé (101 km de Cuiabá) proibiu o consumo de tereré, por meio do decreto n°009, nos locais públicos da cidade, com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus. O documento foi publicado no dia 28 de janeiro e já vigora.

"Fica expressamente proibido o consumo de tereré ou similar, seja de forma individual ou compartilhada em locais públicos", determina o decreto.

O consumo de tereré é apenas uma das proibições, a Prefeitura também vetou atividades de lazer ou eventos que causem aglomerações, sendo eles shows, música ao vivo, cinema, teatro, casa noturna e congêneres, festas e confraternizações familiares e congêneres, ainda que realizadas em âmbito domiciliar, com intensa e especial fiscalização pelos agentes fiscais, inclusive com apoio policial.

Eventos sociais estão liberados, tendo eles o limite máximo de 20 pessoas, desde que o local tenha capacidade de espaçamento de 1,5 m entre os participantes.

As medidas foram adotadas para promover a biossegurança, visto que o número de casos da covid-19 tem crescido na cidade. Além disso, o Estado enfrenta uma superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e, 15 hospitais estão na faixa vermelha de ocupação, como apontam os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).