22 de dezembro de 2020 - 14:53 ESPORTE PELO MUNDO

Candidato à presidência do Barça diz que pode trazer Neymar de volta: "Baratíssimo"

Camisa 10 da Seleção Brasileira quase retorno ao clube espanhol em 2018, mas se firmou no PSG depois

FOTO: C.Gavelle-PSG

O candidato à presidência do Barcelona, Jordi Farré, afirmou nesta terça-feira (22) que o atacante Neymar seria uma contratação "baratíssima" para o clube: não passaria dos 55 milhões de euros (R$ 344 mihões na cotação atual). Isso porque, segundo ele, o jogador já poderia usar uma ferramenta pouco conhecida da FIFA: o Transfer Request.

"Ela pode ser acionada no último ano de contrato do jogador. Neymar, neste caso, não seria mais do que 55 milhões de euros. Mas o Barça é o Barça e a gente estaria muito mal se não pudessemos fazer um investimento que, além disso, nos obrigaria a vender. O Barça não vive risco de quebrar. Estou seguro que esse gasto poderia ser assumido", disse ele.

"Para dirigir o Barcelona é preciso ser corajoso. Não pode ficar bem com todo mundo. Não acredito que haveria reações [da torcida com Neymar, pela forma como ele saiu do clube]. Tem que saber desculpar. E eu acho que Neymar faria isso sem humilhações e nem nada. Além disso, eu acho que a venda dele foi uma venda encoberta", completou.

Neymar era um dos grandes astros do Barcelona, ao lado de Suárez e Messi, quando decidiu trocar o clube espanhol pelo PSG, da França. À época, ele disse que não conseguiria ser consagrado melhor jogador do mundo enquanto atuasse ao lado de camisa 10 argentino, e que sua ida para o futebol francês era por sua busca de maiores desafios na carreira. O contrato dele foi assinado até 2022, quando ocorrerá a Copa do Mundo do Catar.

No entanto, no final da temporada de 2018, Neymar agitou o mundo da bola com a possibilidade de voltar ao Barcelona. Em meio ao intervalo entre temporadas, ele foi o grande acontecimento do futebol por cerca de dois meses, mobilizando até mesmo apostadores, segundo o site ApostasEsportivas24.net. De férias para o Brasil, ele declarou que não tinha interesse em retornar ao PSG.

O clube francês sinalizou a possibilidade de venda para o Barcelona, dando início à propostas, negociações e especulações sobre o futuro do craque brasileiro na Europa. Algumas falas de Messi deram a entender que o elenco do Barcelona, inclusive o jogador argentino, estaria vendo o retorno do brasileiro com bons olhos.

As negociações acerca do valor já se estendem por algum tempo. Em 2017, Neymar foi vendido ao PSG após o clube arcar com uma multa equivalente a 821 milhões de reais. O valor pedido pelo clube para que o jogador pudesse voltar ao Barcelona foi de 1,2 bilhão, recebendo a contrapartida do time Catalão de pagar R$ 784 milhões.

Após a frustração das negociações, Lionel Messi fez outra declaração à imprensa, na qual lamenta a não contratação do jogador brasileiro. Ainda em sua declaração, Messi disse que o Barcelona tem “elenco espetacular, cheio de opções mesmo sem Neymar”.