Top Mídia News | 13 de novembro de 2020 - 19:46 MS DE LUTO

Assembleia Legislativa lamenta morte de Onevan: 'primeiro deputado de MS'

Assembleia Legislativa lamenta morte de Onevan: 'primeiro deputado de MS'

Crédito: Vitor Chileno - arquivo ALMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul lamentou, nesta sexta-feira (13), a morte do deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), aos 77 anos, por consequência da covid e pneumonia. A Casa de Leis destacou que Matos integrou a primeira legislatura do Estado. Além dissO, diz a ALMS, em respeito à memória do deputado, foi decretado luto oficial de três dias. 

O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), lamentou o falecimento de Onevan de Matos e destacou as qualidades do parlamentar. “É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo e colega de Parlamento por tantos anos, deputado Onevan de Matos, um homem íntegro, trabalhador, apaixonado por sua cidade, defensor da família, e que fez da política o instrumento para beneficiar milhares de sul-mato-grossenses durante sua vida pública”, disse 

Paulo Corrêa. “Levaremos o orgulho da amizade e as lembranças de um homem honrado que deixará uma marca de trabalho, amor e dedicação”, acrescentou.

“Uma perda inestimável para Mato Grosso do Sul”. Foi assim que o 1º secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (DEM), definiu o falecimento de Onevan de Matos. “Infelizmente, hoje a Assembleia Legislativa e o Estado de Mato Grosso do Sul perde um dos seus principais representantes públicos. O deputado Onevan de Matos tem uma longa história de serviço prestado em prol do povo sul-mato-grossense”, ressaltou o parlamentar.

História

Nascido em 17 de dezembro de 1942, no interior de Minas Gerais, Onevan mudou-se, em 1975, para Naviraí, para exercer a função de advogado. Em 1978, ano da criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura. Foi reeleito para uma vaga no Parlamento Estadual em 1978, 1987, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. 

Onevan também foi prefeito de Naviraí, exercendo o mandato de 1989 a 1992. Ele se licenciou da Assembleia Legislativa em 1987 para concorrer às eleições municipais e, vitorioso, deixou o cargo de deputado em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura. Onevan, que integrava a bancada do PSDB na ALEMS, disputava, novamente, a prefeitura de Naviraí. 

O deputado Onevan de Matos deixa esposa, três filhos e três netos. Ele será sepultado, conforme nota de sua assessoria, no município de Naviraí, “lugar que amou, foi prefeito, representou politicamente na Assembleia Legislativa e viveu nos últimos 45 anos”.