Top Mídia News | 13 de novembro de 2020 - 14:04 ITAQUIRAÍ

Secretária ameaça demitir professores que não votarem em seu candidato a prefeito

Secretária ameaça demitir professores que não votarem em seu candidato a prefeito

Valdirene Rodrigues Salomão, secretária municipal de Educação de Itaquirai - Crédito: REPRODUCAO FACEBOOK1604883774

Em áudio enviado a grupo de WhatsApp, Valdirene Rodrigues Salomão, secretária municipal de Educação de Itaquiraí, ofende os professores e os ameaça de demissão caso seu candidato a prefeito, Thalles Tomazelli (DEM), não seja eleito no próximo dia 15 de novembro.

Os professores municipais de Itaquiraí, município a 400km de Campo Grande, estão desesperados com as ameaças e perseguições políticas que vem sofrendo da atual secretária de Educação.

Nos áudios enviados à reportagem, a pessoa apontada como Valdirene afirma, em tom de ameaça aos professores contratados pela Prefeitura, que “tem uma listinha guardada ‘bem boa’ de pessoas que, pode deixar, o deles está guardado para depois do dia 16 (de novembro, um dia após as eleições). Estou só aguardando”.

A ameaça faz relação a demissão dos professores que não tem declarado apoio e voto a Thomazelli, candidato da secretária de Educação.

Um dos profissionais, que pediu para não ter o nome divulgado, afirma que todos são vigiados e que a perseguição política que vem sofrendo por parte de Valdirene é desrespeitosa e antidemocrática.

De acordo com a denúncia, a secretária de Educação tem usado cargos públicos para coagir e “comprar votos” por meio de ameaças para Thomazelli.
 
Em outro áudio, Valdirene xinga e menospreza os professores e afirma que tem as identificações dos contratados para represálias pós-eleição caso seu candidato não seja eleito. “São só alguns professores, os ‘corrós’ de sempre”, ameaçou.

A secretária divulgou nota onde diz que ter "passado por algumas dificuldades" que motivaram as mensagens. Ela pede desculpas aos professores.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Durante 5 anos, estou incumbida a gerir a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), função que exerço de forma respeitosa e com compromisso à educação itaquiraiense. No entanto, nos últimos dias, tenho passado por algumas dificuldades que, de forma errônea e pesada, me impeliram à realização de atitudes efetuadas de forma impensada. Assim, reconheço o peso de minhas palavras e, através desta mensagem, sinto muito por ter ofendido a classe de educadores, hoje sofro pelo que disse. Dessa forma, peço desculpas a todos os profissionais da educação do município de Itaquiraí.

Atenciosamente, Valdirene Rodrigues Salomão.