ELIAS FERREIRA | 11 de novembro de 2020 - 11:33 JATEÍ 57 ANOS

Jateí comemora 57 anos com resgate da história e sucesso na diversificação da produção

Jateí comemora 57 anos com resgate da história e sucesso na diversificação da produção

JATEÍ - O município de Jateí completa neste dia 11 de novembro seus 57 anos de independência política e administrativa. Seguindo as orientações sanitárias contra aglomerações, a Prefeitura local não programou eventos oficiais para este dia, que é feriado municipal. No entanto, o município tem muito a comemorar, principalmente na economia, pois sua produção agropecuária está diversificada e Jateí já figura como modelo de produção para o Estado. No Brasil e no Mundo as transmissões e informações - Globo News - Band News - CNN Brasil essa e outras atrações você pode ver e acompanhar na SKY TV.

Além da diversificação de suas atividades produtivas, o município também comemora o resgate de sua história, com pelo menos dois grandes projetos de resgate histórico em andamento. O primeiro é a publicação de uma obra elaborada por profissionais da educação que evidencia a história e a cultura do município, sendo que o outro é o Projeto Memória - A História de quem fez e faz Jateí - ação que está catalogando e resgatando imagens e documentos que sintetizam a trajetória de lutas e conquistas do município.

Na produção, Jateí comemora o ingresso no grupo dos grandes produtores de suínos do Estado, setor que incrementa sua economia, gerando renda e mais empregos. Só para se ter uma idéia, apenas um complexo de criação de suínos de Jateí corresponde sozinho a toda produção do vizinho município de Ivinhema. Conforme dados da Associação de Suinocultores do MS - que é presidida por Alessandro Boígues, de Jateí -  o município já se consolida como maior produtor do Estado, superando São Gabriel D'Oeste que, até então, era a referência nesta atividade.

Suinocultura é uma das estrelas da diversificação da produção em Jateí

Além da suinocultura, Jateí festeja a ampliação de sua área plantada de grãos, principalmente as culturas de expansão de soja e milho. Na agricultura familiar, o destaque é para a mandioca e hortifrugranjeiros. Jateí também acabou incorporando a cultura da cana e é importante fornecedor de matéria-prima para a indústria sulcoalcooleira, completando um ciclo de produção que atrai cada vez mais investimentos.

A pecuária de Jateí mantém sua posição de importância na economia local, com grande produção de bovinos para abate, tendo também celeiros de reprodução de gado de elite. A bacia leiteira é uma vitrine municipal e se orgulha de manter um laticínio que recebe,  processa e comercializa a produção de Jateí para todo Brasil.

Sempre contando com o apoio oficial e tendo na Prefeitura a principal indutora de investimentos, o município de Jateí se consolida de forma definitiva como celeiro de produção agropecuária no Estado. As autoridades locais se debruçam, agora, na projeção para o futuro, vislumbrando a instalação de um polo industrial, que deve completar o ciclo da produção, que vai da planta e da cria até a comercialização, com a instalação das indústrias de processamento.

Além da posição geográfica e produção privilegiadas, Jateí vai buscar atrair novos investimentos por meio de sua política de incentivos para as empresas e produtores. Para garantir mão de obra qualificada, a intenção para 2021 é implantar uma escola de formação de trabalhadores ao mercado de trabalho, em parceria com o Sistema S - Senai e Senar, principalmente - e governo estadual. Além de suprir a demanda local, o objetivo é ter em Jateí um banco de mão de obra especializada a disposição do mercado de trabalho regional.