. | 6 de novembro de 2020 - 16:05 MONOGRAFIA

O que é Monografia? Entenda sua estrutura e como fazer a sua

O que é Monografia? Entenda sua estrutura e como fazer a sua

Entender o que é uma monografia passa a ser uma questão muito importante em determinado momento da vida de um aluno universitário.

É necessário fazer muitas pesquisas para saber como fazer sua monografia pronta passo a passo.

Há professores que usam o termo “monografia”, mas se referindo a algum tipo de trabalho específico, como um TCC ou uma Tese.

Grande parte dos professores ainda chamam todos os trabalhos de conclusão de monografia e isso pode ser errado em alguns casos confundindo os alunos.

Nesse artigo você vai entender o que significa o termo e a diferença entre monografia, artigo cientifico e trabalho de conclusão de curso.

O que significa monografia?

A primeira coisa que você precisa entender é a própria etimologia da palavra: monografia é composta por duas palavras “mono” que significa uma e “grafia” que significa escrita.

Monografia é uma construção histórica que indicação que o trabalho, realizado pelo pesquisador, trata-se de alusões feitas a partir de outras obras ou de estudos anteriormente.

Em uma monografia você está unindo o trabalho de vários autores pra fazer um determinado conceito.

O estudo científico tem que ser embasado e isso significa que é necessário seguir procedimentos metodológicos.

Dessa forma, é possível deixar claro que o que está sendo exposto por você tem como base o conhecimento produzido por outros autores reconhecidos sobre determinado assunto.

Uma monografia constitui-se de unir em seu trabalho vários outros trabalhos acadêmicos.

Dessa forma, muitos professores consideram todos os trabalhos de conclusão de curso, até mesmo os de mestrado, como sendo uma monografia.

Existem diferentes modelos de escrita científica como artigos, teses e dissertações e cada uma tem uma diferencia peculiar da outra.

No entanto, todos os modelos vão ter que utilizar a união de múltiplas grafias em um trabalho escrito por um único pesquisador.

Qual é a estrutura da monografia?

Geralmente, a monografia é um modelo de escrita usada apenas em trabalhos acadêmicos. Em uma monografia feita como trabalho de conclusão de curso, no geral, é composta por:

Capa; Contracapa; Dedicatória; Resumo; Elementos pré-textuais; Agradecimentos; Sumário.

Após isso, vem de fato o trabalho escrito. Tudo se inicia com uma introdução, após isso em sequência vem 3 capítulos seguido das considerações finais e referências.

A pesquisa, no geral, é organizada dentro desses três capítulos. O autor faz reflexões e levantamentos sobre determinado assunto de pesquisa, a partir daí vai construindo seus argumentos e conclusões.

É possível encontrar monografias prontas grátis online, mas devem ser utilizadas apenas como referência para construir o seu trabalho.

Resumindo: O que é uma monografia

Como podemos ver até aqui a monografia é uma escrita baseada em vários autores.

Você faz um levantamento teórico a respeito de determinado tema e discuti os tópicos que fazem parte dessa área de estudo baseado em seus objetivos.

A monografia é uma técnica de escrita acadêmica e pode vir acompanhada com outros nomes e compondo diversos modelos de trabalhos.

Se você está fazendo um curso de graduação, ou pós graduação lato sensu, provavelmente essa nomenclatura se refere ao trabalho de conclusão de curso com toda a estrutura que apresentamos anteriormente.

Esperamos ter o ajudado em relação a essas questões conceituais.

É muito importante você entender não só essa questão conceitual, mas de como o seu professor entende determinada nomenclatura.

As nomenclaturas são meras formalidades. Ao longo dos anos foram se modificando e discussões a respeito desses assuntos foram surgindo.

É importante saber o que cada uma significa, pois vai facilitar quando o professor pedir a você que entregue o seu trabalho em determinado formato.

No final o que é importante é contribuir com o conhecimento acadêmico, respondendo novas perguntas nunca antes respondidas e contribuindo com os estudos feitos pelas próximas gerações de pesquisadores.