Dourados Agora | 5 de novembro de 2020 - 07:46 100 VACINAÇÃO

Movimentos 'derrubam' vacinação em Dourados

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) refletiu de forma negativa em praticamente todos os setores.

A pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) refletiu de forma negativa em praticamente todos os setores. Em outubro, a campanha de vacinação contra a Poliomielite, doença que pode causar a paralisia infantil, ficou bem prejudicada, visto que a expectativa era imunizar 12 mil crianças entre um a cinco anos em Dourados, e esse número passou longe até da metade.

Apenas 4 mil crianças foram imunizadas e essa baixa adesão se deve primeiramente à pandemia, à onda ‘fique em casa’ e os movimentos antivacina, segundo afirmou o diretor do Núcleo de Imunização de Dourados, Edvan Marcelo. "O número de crianças vacinadas em Dourados, este ano, está baixíssimo e isso pode ser atribuídos a fatores como a própria pandemia da Covid-19, o movimento fique em casa, que fez muita gente ter medo de sair de casa, e outros movimentos que levantam bandeiras contra as vacinas", disse à reportagem.

O diretor também alertou para a reintrodução dessa e de outras doenças no Brasil, como o Sarampo, caso as pessoas se vacinem cada vez menos. "Não procurar os postos de saúde, se imunizar de doenças que o Brasil já venceu, pode fazer com que tenhamos esses vírus circulando novamente na sociedade, e ao invés de termos uma pandemia [Covid-19], poderemos ter duas, três ao mesmo tempo", pontuou Edvan.

O Ministério da Saúde não prorrogou a campanha de imunização contra a Pólio, mas deu liberdade para que os municípios assim fizessem. Dourados é um deles. Prorrogou e os postos de saúde continuam aplicando as doses até 30 de novembro. Adolescentes que precisam atualizar a caderneta de vacinação também podem procurar unidade de saúde, assim como os adultos entre 20 a 49 anos, que precisam tomar a dose contra o Sarampo.

A reportagem destaca que apenas três postos de saúde não estão vacinando em Dourados, já que são referências para atendimento à Covid-19: Vila Cachoeirinha, Vila Índio e Santo André. As unidades localizadas nos sete distritos também seguem aplicando as doses.

Em nota técnica enviada à imprensa, o Núcleo de Imunização afirma que, "A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados entende a importância das campanhas de vacinação e, em reunião entre os departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária a Saúde, decidimos manter até 30 de novembro de 2020, as campanhas de vacinação contra a Poliomielite".