Campo Grande News | 3 de novembro de 2020 - 20:13 DEPUTADO EM TRATAMENTO

Justiça nega pedido para que boletins de saúde de Onevan sejam divulgados

Justiça nega pedido para que boletins de saúde de Onevan sejam divulgados

Presidente do PSDB, Sérgio de Paula, ao lado do deputado Onevan de Matos, do candidato a vice Márcio Araguaia e do deputado Neno Razuk, durante convenção em Naviraí (Foto: Arquivo/Divulgação)

O juiz eleitoral de Naviraí, Eduardo Lacerda Trevisan, indeferiu nesta terça-feira (3) o pedido feito pela chapa encabeçada por Luis Bruno (PSD) para que seja feita diariamente a divulgação dos boletins de saúde do adversário na corrida pela prefeitura local, Onevan de Matos (PSDB), que está internado em São Paulo (SP).

No pedido, Luis Bruno - que tem como vice o ex-prefeito Léo Matos, do mesmo partido - afirma que há falta de informações sobre o estado de saúde de Onevan, o que poderia levar os eleitores ao erro e estarem votando, na verdade, em seu vice para a prefeitura.

Contudo, a argumentação de Luis Bruno, conhecido como Bruno do Hotel Dois Gaúchos, foi rechaçada pelo Ministério Público Eleitoral, Na decisão, o juiz afirma que apesar de ser direito alertar quanto a possibilidades futuras, aos demais candidatos "não lhes cabe o direito de invadir à privacidade alheia em prol de suas campanhas".

Atualmente, Onevan de Matos, que é deputado estadual pelo nono mandato e candidato a prefeitura de Naviraí, está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), onde se recupera de uma pneumonia adquirida após se infectar e se recuperar da covid-19.  Hoje na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ele deve ir até sábado para o quarto.

"Ele foi para o Sírio se tratar pois descobriu a pneumonia e precisava achar a causa. E foi lá que ele soube que foi causado por um fungo e assim ele recebeu tratamento específico para isso", revela o presidente do PSDB em Naviraí, Eugênio Guedes.

O dirigente partidário e o candidato a vice, o vereador Marcio André, conversaram hoje em Campo Grande com a reportagem após uma reunião com o presidente regional tucano, Sérgio de Paula, garantindo a continuidade da campanha na cidade.

"Em momento algum omitimos a situação do Onevan, tanto que todas as vezes que ele foi internado, transferido, entre outros, nós mesmos que divulgamos. É uma coisa particular de família, por isso não faremos boletins", completa.

Já Marcio André, que teve covid-19 quase ao mesmo tempo que Onevan, se recuperou e está à frente das visitas e demais ações de campanha na cidade. "São situações de foro íntimo e que não devemos passar por cima da família em prol da campanha", disse.

Indignação - Guedes e André ainda revelam indignação do uso da situação de Onevan por opositores durante a campanha. "O Bruno também teve covid-19 e também ficou mal, sabe que não é algo difícil", comenta o dirigente tucano, lembrando também que o vice de Bruno, Léo Matos, é sobrinho de Onevan de Matos.

Bruno ficou internado em Presidente Prudente (SP) enquanto se tratava, sendo que após curado foi recebido pelos seu apoiadores com desfile público sobre uma camionete pela cidade. Já Léo foi eleito prefeito em 2012, vencendo o tio nas urnas. Contudo, em 2016, ele não conseguiu se reeleger e depois se mudou para Campo Grande.

Hoje, Naviraí possui cinco candidatos a prefeito: além de Onevan e Bruno, também concorrem ao pleito Telma Minari (Podemos), Geovane dos Santos (PSOL) e José Izauri (DEM), que é o atual prefeito e busca a reeleição. Vinicius Andrade (MDB), que seria o sexto, teve sua candidatura indeferido após a retirada de seu vice.