Adélio Ferreira / Fátima News | 30 de outubro de 2020 - 09:46 DIA DE FINADOS - PREVENÇÃO

Dia de Finados não contará com atividades religiosas no cemitério de Fátima do Sul

Decisão tem por objetivo evitar as aglomerações e evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus

Entrada do Cemitério Jardim da Saudade de Fátima do Sul - Google

Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, desta vez, o Dia de Finados, celebrado no próximo 02 de novembro, segunda feira próxima, não contará com atividades religiosas das igrejas no cemitério Jardim da Saudade de Fátima do Sul.

A decisão tem como objetivo evitar possíveis aglomerações e reduzir, desta forma, o risco de contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

O Fátimanews  conseguiu informação celebrada missa nas igreja Matriz ás 08:00 hs de segunda feira. Porém, a participação será por ordem de chegada, uma vez que o número de fiéis será limitado, também para evitar as aglomerações. Também não terá a apresentação do Coral de Luzes, devido a Pandemia.

Segundo a Secretaria de Saúde de Fátima do Sul, nada impede que os fiéis visitem os cemitérios e façam suas orações conforme o costume, porém, que façam uso de máscaras de proteção, de álcool em gel e evitem aglomerações. Serão disponibilizados na entrada do cemitério o Alcool Gel para a higienização.

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados desde o século V, mas há relatos de que por volta do século II, os fiéis já rezavam pelos mortos.

Recomendações da SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga nota técnica a qual estabelece medidas de biossegurança para o funcionamento de cemitérios durante a celebração do Dia de Finados, que acontece no próximo dia 02 de novembro. Além das recomendações de biossegurança já conhecidas, como distanciamento social e uso de máscaras, a SES pede que familiares visitem seus entes queridos no final de semana, que antecede o feriado de finados.