FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO | 22 de outubro de 2020 - 11:13 FÁTIMA DO SUL - EDUCAÇÃO FÍSICA

Em avaliação do MEC, cursos de Educação Física de MS variam entre 'muito fraco' e de 'excelência'

Em avaliação do MEC, cursos de Educação Física de MS variam entre 'muito fraco' e de 'excelência'

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta terça-feira (20), foi divulgado o resultado do último ciclo do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) 2019, que revelou uma preocupante variação da qualidade dos cursos de Educação Física em Mato Grosso do Sul. Duas Instituições se destacaram na avaliação, que apresenta uma escala de 1 a 5: a Faculdade de Administração de Fátima do Sul (FAFS), que apresentou a pior nota, 1, que aponta o curso como ‘muito fraco’ e a UNIGRAN (Centro Universitário da Grande Dourados, que teve a nota 4, e manteve o curso entre os melhores do Estado.

O Exame mede, principalmente, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos de aprendizagem necessários e o desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação profissional. Além do Enade, o MEC (Ministério da Educação) também utiliza como indicadores da qualidade dos cursos o IDD (Índice de Desenvolvimento Contínuo) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Entre os itens avaliados pelo MEC em cada instituição, estão os resultados anteriores do Enade, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura do curso para aulas teóricas e práticas e ainda os recursos didático-pedagógicos disponíveis.

Considerar esses índices de avaliação é extremamente importante, pois o Brasil vive um processo de transição demográfica que impacta diretamente a saúde da população. Com o crescimento da taxa de envelhecimento, também crescem os índices de doenças crônicas como os problemas cardiovasculares e respiratórios, o diabetes e os diversos tipos de câncer.

Diante desse cenário, a atuação dos profissionais de Educação Física é cada vez mais importante, pois as atividades são vistas como um elemento imprescindível para proporcionar qualidade de vida à população. No entanto, a formação que esse profissional recebe é o que vai determinar a qualidade da sua atuação profissional, por isso o MEC avalia regularmente todas as Instituições de Ensino Superior.

Sabe-se que a prática de exercícios físicos promove melhorias para a saúde e, mais do que nunca, as pessoas desejam uma vida saudável. O profissional de Educação Física é aquele que pode prescrever como alcançar esse objetivo.

Considerando que a maioria da população vive cercada pelo corre-corre da modernidade, investir em uma rotina mais saudável e com exercícios pode trazer equilíbrio para vários pontos, pois o bem-estar físico está na base da qualidade de vida, aliado a uma boa alimentação.

Juntamente com outros profissionais, ele é o mais indicado para orientar uma rotina de atividades que incluem práticas esportivas, terapias ou musculação para ter um estilo de vida que vai proporcionar longevidade com felicidade e realização.