Dourados Agora | 8 de outubro de 2020 - 07:40 TEMPERATURA EM ALTA

Consumo médio da energia aumenta 33% no calorão, diz Energisa

O verão ainda nem chegou e já é notável o quanto a temperatura subiu.

Google

O verão ainda nem chegou e já é notável o quanto a temperatura subiu. E sem previsão de chuvas contínuas a solução para amenizar a temperatura é buscar alento com o uso de ventiladores e condicionadores de ar, ação que pode gerar um aumento brusco no consumo de energia elétrica e elevar o valor das faturas.

De acordo com dados da Energisa, que mostram uma variação histórica nos últimos anos, as famílias sul-mato-grossenses consomem, em média, 33% mais energia por mês entre os meses de agosto e novembro do que no restante do ano.

Helier Fioravante, gerente de Serviços Comerciais da Energisa, pontua que uma boa opção para entender essa variação é observar o histórico do consumo que está na conta de energia, ou no aplicativo Energisa On.

"É importante, no momento que analisar esse histórico, olhar também como foi o consumo no mesmo período do ano anterior, quando as condições climáticas eram parecidas, pois as alterações de temperatura fazem a diferença na conta. Temos que usar a energia de forma econômica durante todo o ano, mas nos dias de muito calor o cuidado precisa ser redobrado", pondera Helier.

Não é somente a quantidade de equipamentos que pode impactar no aumento do consumo neste período do ano, mas também os hábitos das pessoas nesse período de baixa umidade do ar, calor e a um novo cenário, a pandemia causada pelo Covid-19, o que pode agravar ainda mais a administração do consumo em casa.

"Com as famílias em casa durante esse período de forte calor, é fundamental que a utilização dos aparelhos eletrodomésticos seja bem administrada, e o uso se faça de forma consciente, para que isso não pese na conta no fim do mês", lembra Fioravante.