Campo Grande News | 1 de outubro de 2020 - 09:13 PANDEMIA CORONAVIRUS

Com medo de surto, funcionários de frigorífico denunciam novos casos em MS

A denúncia, de quem pede para não ser identificado por medo de ficar sem emprego, traz a informação de que na sexta-feira seriam 16 infectados, número que subiu para 20 no sábado.

"O surto voltou e eles não fecham" - CREDITO: CA

PAULA BRASIL

"O surto voltou e eles não fecham", a mensagem chega ao Campo Grande News como um pedido de socorro, de funcionários do frigorífico Naturafrig, em Rochedo, cidade 74 quilômetros distante da Capital. A denúncia, de quem pede para não ser identificado por medo de ficar sem emprego, traz a informação de que na sexta-feira seriam 16 infectados, número que subiu para 20 no sábado.

A maioria dos funcionários, segundo a denúncia, são da "desossa". Segundo a Naturafrig, não há este número de infectados. Na semana passada, o frigorífico detectou seis funcionários com sintomas que foram afastados imediatamente.

A preocupação e o nome de "surto" dado pelos trabalhadores está relacionado ao surto de casos de coronavírus que a cidade de Rochedo protagonizou, com casos que começaram no e acabaram por suspender as atividades comerciais da cidade toda.

PARALISAÇÃO

No dia 28 de junho, a Naturafrig Alimentos anunciou férias coletivas e a suspensão de atividades devido ao número de infectados por 15 dias. Acompanhando o crescimento do número de casos, à época, no município.

Ainda conforme a denúncia recebida pelo Campo Grande News, os funcionários infectados não puderam ficar no alojamento do frigorífico e foram levados para uma casa.

Os trabalhadores denunciaram o caso à Secretaria Estadual de Saúde, que entrou em contato com o frigorífico para apurar a situação e marcou uma reunião entre as secretarias estadual de Saúde e a municipal, de Rochedo, junto com representantes do frigorífico, equipes de vigilância sanitária estadual e coordenadoria de saúde do trabalhador para tratar da situação.

Em nota, a Naturafrig Alimentos nega esse número de infectados. Informa que na semana passada detectou seis funcionários com sintomas que foram afastados imediatamente, afirma. Também diz que realizou mais testes que aguardam resultados para amanhã.

A assessoria de imprensa afirma que a preocupação com a covid-19 é constante devido ao impacto que o frigorífico tem na economia da cidade.

Ainda conforme a Naturafrig, a empresa tem tomado todos os cuidados quanto à desinfecção diária, tanto de maquinários quanto do espaço. Estrutura foi montada, onde os trabalhadores passam por uma espécie de túnel de desinfecção. Além de todos terem sido vacinados contra gripe e a testagem em massa.

Ainda conforme a assessoria, a empresa tem tomado todos os cuidados quanto à desinfecção diária tanto de maquinários quanto do espaço. Toda uma estrutura foi montada, onde os trabalhadores passam por uma espécie de túnel de desinfecção. Além de todos terem sido vacinados contra gripe e a testagem em massa