ELIAS FERREIRA | 23 de setembro de 2020 - 09:12 JATEÍ - DESTAQUE ESTADUAL

Jateí ganha destaque Estadual em Projeto inédito de ressocialização com detentas do presídio

Jateí ganha destaque Estadual em Projeto inédito de ressocialização com detentas do presídio

FOTO: ELIAS FERREIRA

JATEÍ - O projeto inédito de ressocialização de presas em Jateí ganhou esta semana repercussão na mídia estadual. Veículos de comunicação, inclusive da capital, destacaram o convênio no município que envolve o trabalho de detentas do presídio local na manutenção da limpeza urbana. Além da ressocialização e a consequente inclusão social, as reeducandas ainda são remuneradas pelo serviço prestado.

O projeto no município é apontado como referência quando o assunto é ressocialização de presos. Jateí é pioneiro no uso de mão-de-obra carcerária, promovendo a inclusão e combatendo o preconceito. O projeto é fruto de convênio entre a Prefeitura, governo estadual, Agência de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Vara de Execução Penal, possibilita a ressocialização de detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Jateí. O trabalho também conta com o apoio do Ministério Público Estadual. 

O trabalho das reeducandas consiste basicamente na limpeza e varrição de ruas, mantendo a cidade limpa e com bom aspecto visual. O convênio foi firmado há mais de dois anos e foi interrompido por dois meses em função da pandemia, mas foi retomado no mês de agosto com os cuidados sanitários necessários, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Essa parceria inédita no Estado possibilita que reeducandas do regime fechado trabalhem fora dos muros do presídio, em favor da a sociedade.   

Para garantir uma atuação ainda mais digna, a Prefeitura local estruturou um local adequado para que as internas fiquem alojadas após o expediente. De acordo com a diretora do presídio, Solange Pereira da Silva, o local funciona como uma extensão do presídio, que possui alojamentos e solário, voltado para as dez internas que desenvolvem ocupação produtiva por meio desse convênio. 

A iniciativa existe há dois anos e busca a reinserção social, colaborando também para a população, com a garantia de locais mais limpos e cuidados. Devidamente uniformizadas, as internas executam os trabalhos, com acompanhamento de agentes penitenciários e orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura.