Dourados Agora | 17 de setembro de 2020 - 08:41 ABERTURA FRONTEIRA

Compras do Paraguai serão retiradas em centros de logística na fronteira

A medida é semelhante a que foi anunciada em julho, mas que não saiu do papel.

Em julho chegou a ser montado barracas na linha internacional de fronteira - Foto: Rádio Ñanduti

A ministra da Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Crammer, anunciou hoje que autoridades paraguaias e brasileiras estão prestes a assinar acordo para a implantação de centros de logística na fronteira, com a proposta de reativar o comércio entre os dois países.

A medida é semelhante a que foi anunciada em julho, mas que não saiu do papel. Conforme a ministra, pelo acordo os brasileiros poderão realizar compras pela internet em lojas do Paraguai de até 500 dólares, sem pagar imposto, valor limite estabelecido pelo Mercosul em compras sobre turismo. Os itens serão retirados nesses centros de logísticas, que serão montados nas linhas internacionais.

O acordo será válido para as cidades paraguaias que são centros de compras de brasileiros, como Pedro Juan Caballero, Ciudad del Este, Salto del Guairá e Encarnación.

Ainda conforme a ministra, a medida foi acertada após negociações entre os dois países mediante a Receita Federal. Não foi informado uma data para a assinatura do acordo e quando as compras estarão liberadas pela internet.

A pandemia do novo coronavírus trouxe prejuízos para o mundo. No Paraguai, conforme Liz Crammer, os investimentos no país tiveram queda de 55% se comparado janeiro a agosto de 2019 e 2020. Isso refletiu na oferta de empregos, com queda de 39% este ano.