27 de julho de 2004 - 14:38

Cooperativas discutem logística de transporte em Dourados

Com o objetivo de viabilizar alternativas de escoamento e armazenagem de produtos agrícolas, sendo esses um dos principais entraves para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), traz ao Estado, para ministrar uma apresentação sobre "Logística de Transportes e Planejamento", o professor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu/SP, Luís Fernando Nocolosi Bravin.

"Enquanto representantes do Estado queremos colaborar com as Cooperativas que investem aqui de modo a viabilizar alternativas de melhores preços na hora de escoar a produção. Com a apresentação desse estudo, entendemos que essa é uma oportunidade de direcionar soluções e por fim amenizarmos esse problema", lembra o  coordenador de Agronegócios em Agricultura da Seprotur, Fernando Luiz Nascimento.

Um dos assuntos a serem apresentados, como explica o professor Luis Bravin, diz respeito a intermodalidade - vários meios - de transporte. "Embora seja do conhecimento de poucos a intermodalidade na hora de  efetuar o transporte da produção acaba sendo responsável por uma redução de até 30% no custo final do frete. É uma opção a mais para reduzir custos", explica Bravin.

Ainda segundo o professor o transporte hidroviário, além de apresentar o menor custo do frete aliado a  outras vantagens, vem crescendo numa margem de 15% ao ano. "Pelas hidrovias transporta-se de tudo num menor espaço de tempo. Temos experiências que vão desde areia a diversos tipos de grãos", conclui.

O encontro vai acontecer amanhã (28.07) em Dourados, na Cooperativa Agropecuária do Centro Oeste (Copacentro), a partir das 14 horas. Outras informações pelo telefone 318-5045.
 
 
RMT Online