30 de julho de 2020 - 08:18

Quais são os modelos de negócios digitais mais utilizados

Quais são os modelos de negócios digitais mais utilizados

(Foto: Getty Images)

Uma assinatura da Netflix ou alugar um carro on-line para sair para o fim de semana, pedir um delivery online ou simplesmente acessar um site de apostas online em Portugal são coisas que só acontecem graças à Transformação Digital. Os novos modelos de negócios digitais abriram uma gama de possibilidades no setor comercial, com as quais eles conseguiram satisfazer as demandas dos clientes e o mercado atual.

Com a evolução tecnológica, conseguimos ver mudanças nos negócios digitais e seus novos modelos neste segmento. Graças a isso, empresas de diversos setores estão se adaptando a nova era dos negócios, como empresas de mídia, companhias aéreas, turismo ou intermediários financeiros. Já estamos enfrentando uma era em que a maneira como uma empresa gerencia seu relacionamento com os consumidores excederá o atual modelo de intermediação entre empresas.

Modelos de negócios digitais que você deve conhecer

Muitas empresas conhecidas usam esses modelos de negócios mencionados nesta seção. Veja como esses modelos de negócios de sucesso são:

Peer To Peer

No mercado, os modelos de negócios Peer To Peer (p2p) são diferenciados ao reunir duas partes que participam de uma transação, sejam produtos ou serviços. Nesse modelo de negócios, temos o emergente  Uber, o conhecido Airbnb ou a rede social LinkedIn. Por que é necessário que ambas as partes participem? Porque uma dessas partes não pode ser dada sem a outra. Ou seja, nenhum desses três exemplos que damos a você poderia ser dado se eles não tivessem o contato de seus clientes. Além disso, o mercado precisa de ambos os lados para interagir.

Nesse modelo, as empresas estão muito atentas às demandas do mercado. Nós damos a você o exemplo do Airbnb. Se um grupo de amigos deseja passar as férias perto da praia e economizar ou se um casal está procurando morar por alguns dias em uma casa no centro de Paris, você pode encontrá-lo no aplicativo de maneira rápida, fácil e a preços diferentes que se ajustem ao que eles querem. Isso ocorre quando empresas emergentes buscam atender às necessidades que outros não oferecem e, ao mesmo tempo, a demanda é criada.

Assinatura

Estamos vivendo em uma economia de assinaturas. Os serviços mais divertidos e centrados no cliente que conhecemos hoje, desde a Netflix ao Spotify e Amazon Prime, seguem um modelo de assinatura.

Este modelo pode ser muito poderoso, pois possui algumas vantagens:

Uma base de clientes fixa por um período de tempo Um fluxo contínuo de receita previsível, conforme os assinantes pagam antecipadamente Em termos de planejamento de negócios, esse sistema fornece uma visão mais clara das necessidades da empresa.

Em resumo, muitas empresas estão "assinando" esse modelo, pois elas permitem criar um fluxo de receita sustentável ao longo do tempo. No entanto, é essencial observar que criar esse tipo de modelo não é uma tarefa fácil. De fato, empresas como Netflix e Spotify gastam bilhões de dólares produzindo conteúdo original que pode fazer com que os assinantes desejem renovar seu plano.

Freemium

Este termo, cunhado pelo empresário americano Fred Wilson, é uma combinação das palavras "Free" e "Premium". A idéia por trás desse modelo é oferecer um produto ou conteúdo gratuitamente, reservando um bom conteúdo para pagamento.

O conteúdo pago para usuários é conhecido como Premium. Às vezes, o conteúdo do Freemium inclui publicidade ou marketing integrado, embora a esperança das empresas que usam este modelo seja que as receitas e os ganhos de publicidade dos usuários Premium sejam suficientes.

Atualmente, atrair anunciantes para esse tipo de iniciativa é muito importante, principalmente quando a publicidade é a principal fonte de receita de uma empresa. Vários estudos mostraram que apenas 5 a 15% dos usuários estão dispostos a pagar pelo conteúdo dessas plataformas.

As empresas que optarem por esse modelo devem garantir que tenham o seguinte:

Uma forte base de clientes comerciais Um funil de conversão otimizado para alterar os usuários de gratuitos para pagos Uma infraestrutura tecnológica capaz de lidar com uma ampla base de usuários gratuitos