27 de julho de 2004 - 13:21

Comércio eletrônico no Brasil cresceu 51% com mais usuários

As vendas de bens de consumo pela Internet no Brasil saltaram no primeiro semestre deste ano, motivadas pelo aumento na base de compradores online e na quantidade de compras realizadas pelos atuais consumidores da Web.

Segundo a empresa de pesquisa do varejo eletrônico e-bit, os internautas brasileiros compraram total de 745 milhões de reais em bens de consumo no primeiro semestre, valor 51 por cento maior do que o mesmo período do ano passado. O número não inclui gastos com passagens aéreas, automóveis e sites de leilão.

O levantamento, divulgado nesta terça-feira, mostrou que além do crescimento na base de compradores --que subiu de 2,5 milhões ao final de 2003 para 2,75 milhões atualmente-- o valor médio das compras também aumentou.

"A média do valor gasto nas lojas virtuais nesses seis primeiros meses do ano ficou em 299 reais, aproximadamente 11 por cento acima do registrado em 2003. Ou seja, crescimento acima da inflação no período. E esse crescimento real foi o segundo fator responsável pelo ótimo desempenho do setor", afirmou o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, por meio de comunicado.

O mês de maior faturamento do período analisado foi maio, informou a e-bit, por causa do Dia das Mães. A data representou aproximadamente 20 por cento do faturamento do semestre, registrou o maior número de vendas e o valor médio de cada compra foi de 310 reais.

A empresa de pesquisa do mercado de tecnologia E-Consulting chegou a números semelhantes de vendas de bens de consumo pela Web durante o primeiro semestre. Ela apurou total movimentado de 718 milhões de reais no período. Os dados completos serão divulgados em agosto.

 

Agência JB