Itaporã News | 26 de junho de 2020 - 12:19 CORONAVIRUS EM ITAPORÃ

Itaporaense que faria transplante em SP contraiu o COVID-19 e não pôde realizar o procedimento

Vale ressaltar que a jovem já estava sendo tratada há 5 anos pelo SUS, na fila de espera

Itaporaense que faria transplante em São Paulo testou positivo para o COVID-19 e não pôde realizar o procedimento - Divulgação

Uma itaporaense de 28 anos foi transportada por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), para realizar transplante dos rins em São Paulo, porém ao chegar no hospital após uma bateria de exames ela testou positivo para o COVID-19 e não pôde realizar o procedimento.

A jovem foi transportada de Dourados na última quarta-feira, juntamente com outros três pacientes que também estavam na fila de transplante. 

A redação do Itaporã News entrou em contato com a jovem que comentou: "Infelizmente eu perdi essa oportunidade, não fazia ideia que estava com a doença, não tinha sintomas. Se eu não tivesse feito esses exames talvez nem saberia que contraí o COVID-19. Ainda estou em São Paulo, no aguardo para retornar a Itaporã, e vou permanecer na fila de espera para o transplante", disse a itaporaense.

A jovem ainda mencionou a necessidade das pessoas se cuidarem, pois muitos podem estar com a doença como ela e não apresentar sintomas. Também agradeceu ao apoio da prefeitura de Itaporã e gerência de Saúde, que tem oferecido suporte no tratamento, como por exemplo, disponibilizaram um veículo para buscar a jovem em São Paulo.

Vale ressaltar que a jovem já estava sendo tratada há 5 anos pelo SUS na fila de espera, onde com o apoio da prefeitura de Itaporã que oferecia assistência e transporte, a mesma fazia hemodiálise no município de Dourados.