Dourados News | 13 de junho de 2020 - 09:24 CORONAVÍRUS NO MS

“Vamos chorar nos próximos dias”, alerta secretário após sequência de óbitos

“Vamos chorar nos próximos dias”, alerta secretário após sequência de óbitos

Dos 1.802 positivos, 9.91 foram descartados e o número de óbitos segue em 20. - Reprodução

Mato Grosso do Sul registrou de quinta-feira (11) para esta sexta-feira (12) mais três óbitos por coronavírus (Covid-19). Ao todo, são mais de 3 mil pessoas infectadas e 28 mortes no Estado.

Diante dos dados, Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, comentou a atualização dos números durante transmissão ao vivo em redes sociais do governo do Estado. 

O secretário destaca a importância das ações preventivas do Governo, mas atribui ao baixo isolamento o fator determinante para o aumento de casos e consequentemente mais mortes.

“Podemos montar o maior número de leitos de enfermaria e de UTI, mas se adesão do isolamento continuar baixa como está com pouco mais de 30% quando deveríamos estar no mínimo com mais de 60%, nós vamos chorar muito nos próximos dias. É o alerta que queremos dar”, disse.

Geraldo Resende classificou ainda como “pecaminoso” o comportamento dos sul-mato-grossenses.  Isto porque muitos insistem em não aderir às medidas de segurança, não permanecendo em casa e por vezes aglomerando nas próprias residências.  

“As pessoas só vão acreditar quando acontecer com suas famílias. Quando a doença chegar perto”, alertou.

O secretário falou também sobre Dourados que, sozinha, tem 899 confirmações de coronavírus dos 3 mil casos em Mato Grosso do Sul. Na avaliação de Geraldo, a cidade apresenta um número "expressivo" de casos.