G1 MS | 1 de junho de 2020 - 10:00 CURADO DA COVID 19

Andarilho de 99 anos curado da covid-19 é aplaudido ao deixar hospital de MS

Ele foi aplaudido por funcionários e profissionais da saúde ao receber alta do Hospital Regional depois de ficar 15 dias internado.

Andarilho de 99 anos deixa hospital após ser curado da covid-19, em Coxim (MS) - Foto: Secretaria de Saúde de Coxim/Divulgação

Um andarilho de 99 anos que passou por três estados do Brasil antes de ser diagnosticado para a covid-19, foi curado da doença e deixou o hospital neste sábado (30), em Coxim, região norte de Mato Grosso do Sul. Ele foi aplaudido por funcionários e profissionais da saúde ao receber alta do Hospital Regional depois de ficar 15 dias internado.
De acordo com a médica infectologista Camila Bravo, Guittierre Fernandes é o paciente com maior idade diagnosticado com o novo coronavírus no município. Conforme a secretaria de saúde, até o último boletim epidemiologico divulgado neste sábado (30), Coxim registrou sete caso da doença, todos curados, além de três casos suspeitos.
Conforme a secretaria de saúde do município, o idoso chegou em Coxim há cerca de 20 dias e dois dias depois, apresentou alguns sintomas da doença. Guittierre que estava em um abrigo, foi levado para o hospital. Ele não foi entubado e reagiu bem ao tratamento.
O idoso que é de Oiapoque, no Amapá, disse que passou por São Paulo, Mato Grosso e Pará, mas não soube informar onde contraiu o vírus. Ele foi levado novamente para o mesmo abrigo e a Secretaria de Assistência Social está fazendo a investigação para localizar os familiares dele.
No abrigo em que ele ficou, haviam seis pessoas que realizaram o teste, onde todos deram negativos. O prédio passou por um processo de desinfecção.

Números
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até este domingo (31), Mato Grosso do Sul está com 11.732 casos notificados da infecção pelo novo coronavírus. São 1.489 confirmados, 522 pessoas recuperadas, 887 em isolamento domiciliar e 61 internados, sendo um morador de outro estado. Vinte pessoas morreram.
Nas últimas 24 horas foram 71 novos casos de sábado para domingo: 20 em Rio Brilhante, 19 em Dourados, 10 em Campo Grande, 8 em Douradina, 5 em Vicentina, 4 em Três Lagoas, 2 em Chapadão do Sul e 1 em Costa Rica, Aquidauana, Fátima do Sul, Mundo Novo, São Gabriel do Oeste, Naviraí e Bonito.