Everton Ricardo / Assessoria | 25 de maio de 2020 - 17:13 VICENTINA - JBS/SEARA

VICENTINA: Prefeitura notifica JBS/Seara e solicita novamente a suspensão temporária das atividades

VICENTINA: Prefeitura notifica JBS/Seara e solicita novamente a suspensão temporária das atividades

FOTO: FACEBOOK

A prefeitura de Vicentina, através do prefeito Marquinhos Do Dedé, notificou no último domingo (24) o frigorífico do grupo JBS( SEARA alimentos LTDA), situado na BR 163 em DOURADOS- MS, cobrando informações acerca das estratégias da empresa para contenção das contaminações relacionadas ao novo coronavirus ( Covid 19), bem como a possibilidade de suspensão e/ou dispensa temporária ( 14 dias) dos funcionários residentes em Vicentina.

Esse já é o segundo pedido encaminhado pelo Município desde o início das confirmações dos casos. No domingo retrasado ( 17), representantes da empresa JBS estiveram em Vicentina para uma reunião e na oportunidade o prefeito já havia entregue em mãos um pedido semelhante.

De acordo com o prefeito, a solicitação acontece tendo em vista que o Município de Vicentina teve um aumento exponencial no número de casos confirmados de Covid 19, sendo registrado, até o dia 24 de maio, 14 confirmações ( sendo 13 funcionários da JBS e 01 contato de funcionário).

Vale ressaltar que todos os casos notificados de coronavirus no Município, até o momento, estão relacionados ao frigorífico, sendo funcionários que tiveram contato com colegas de trabalho infectados e pessoas próximas a estes trabalhadores .

Além da cobrança por informações das estratégias e o pedido para suspensão e/ou dispensa temporária dos trabalhadores de Vicentina a prefeitura também solicitou de imediato acesso ao plano de biossegurança do frigorífico.

O prefeito Marquinhos do Dedé vem demonstrando grande preocupação nos últimos dias com a possibilidade de propagação de coronavirus entre os funcionários da JBS/SEARA. Tanto que na semana retrasada ja havia conversado com o secretário estadual de saúde Geraldo Resende sobre a possível paralização para a desinfecção da empresa e interrupção do ciclo de contaminação.
Hoje, além dos casos já confirmados, Vicentina espera mais 15 resultados de exames sendo a maioria de funcionários da JBS ou de contatos deles.

A administração municipal destaca a importância da JBS/SEARA para Vicentina e região, " porém o momento é de pensar na segurança dos funcionários da empresa e da população vicentinense ", afirma prefeito Marquinhos do Dedé.

POSICIONAMENTO DA JBS AO FÁTIMA NEWS

JBS adota medidas para proteger colaboradores contra o coronavírus

Todas as unidades contam com protocolos para garantir a segurança e o bem-estar de sua força de trabalho

Mato Grosso do Sul, 26 de maio de 2020 - A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:  

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema. São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros. 

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.

Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fabricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos. A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.   

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia.  

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.

Sobre a JBS

 A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com uma plataforma global de produção diversificada por geografia e por tipos de proteína. A Companhia conta com mais de 240 mil colaboradores – no Brasil são mais de 130 mil, sendo a empresa uma das maiores empregadoras privadas do país. No mundo todo, a JBS atende a mais de 275 mil clientes, de 190 nacionalidades. A Companhia também atua na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem, embalagens metálicas e transportes.