Midiamax | 21 de maio de 2020 - 13:39 EFEITO CORONAVIRUS

Taxa de entrega maior em aplicativo pode decretar morte de restaurantes em Campo Grande

Na Bom Pastor, restaurante 'segura' preço dos pratos para compensar alta na taxa de entrega

Restaurante mantém preço de prato mais baixo para conquistar clientes. (Foto: Ranziel de Oliveira)

O aumento da taxa em aplicativos de entrega de alimentos pode afetar restaurantes em Campo Grande. O valor da taxa chegou até a dobrar em alguns casos e podem acabar reduzindo as vendas durante o período de pandemia de coronavírus. 

O aplicativo de entrega iFood reajustou os valores para entregas de até 1km, passou de R$ 3,99 para R$ 6,99; para até 2 km, subiu de R$ 3,99 para R$ 7,99; para raio acima de 7km, aumentou de R$ 11,99 para R$ 13,99. 

Em um restaurante localizado na avenida Bom Pastor, o aumento da taxa de entrega do iFood pode afetar as vendas. A dona do estabelecimento, Renata Coelho, e 43 anos, não concorda com o aumento e explica que a taxa é exorbitante. Ela teve que a mudança possa afetar as vendas e por isso mantém o preço dos pratos. “Com a pandemia, eles deveriam diminuir e não aumentar”, diz. 

Renata citou um prato do restaurante para demonstrar como tudo funciona. Um prato de cupim soleado custa R$ 36,90 no local, mas no aplicativo ela vende por R$ 39,90. “O iFood cobra 27% do prato e para não sair perdendo, eu deveria cobrar R$ 46.86, mas é melhor pingar do que perder cliente. 

Uma alternativa para a alta da taxa da entrega é utilizar outro aplicativo. Renata explica que também utiliza o X Menu e com ele consegue dar 10% de desconto e ainda não cobra taxa. Ela não acredita que o serviço de entrega vá melhorar, mas torce para não perder vendas. “O iFood é conhecido, querendo ou não, tem gente que pede”, afirma.

Moto entregador diz que valor da taxa é razoável. (Foto: Ranziel de Oliveira)

Um moto entregador conversou com a reportagem e não quis se identificar, mas acredita que não será prejudicado com o aumento da taxa de entrega. “Existem prós e contras, o iFood nem sempre cobra corrida do cliente, ele também dá cupons de desconto. Nós entregadores recebemos normalmente. Se a corrida custa R$ 10, recebemos R$ 8. É um valor razoável, mas depende da distância”. 

A consumidora Josi Andrade, de 34 anos, pediu o almoço desta quinta-feira (21) pelo aplicativo e diz que não percebeu o aumento. “Não reparei porque não peço muito, só uma vez por mês. Acho que é justo [aumentar], porque iFood tbm passou pela pandemia”.

Em nota ao site UOL, o iFood informou que destinou mais de R$ 14 milhões em medidas de proteção aos entregadores durante pandemia. A plataforma criou um fundo para ajudar entregadores com sintoma ou infectados pelo coronavírus.

Segundo nota de esclarecimento, a empresa destinará R$ 50 milhões de sua receita na forma de um fundo de assistência a restaurantes, valores que dependerão do valor de comissão que o restaurante paga atualmente ao iFood, e irá antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional.