Mireli Obando - SUBCOM | 10 de maio de 2020 - 13:33 CORONAVÍRUS NO MS

Segunda pior taxa de isolamento registrada em MS foi na véspera de dia das mães

Segunda pior taxa de isolamento registrada em MS foi na véspera de dia das mães

Foto: Saul Schramm

A véspera do dia das mães foi de grande movimentação nas ruas de Mato Grosso do Sul. Historicamente essa é a segunda principal data para o comércio, e apesar dos riscos oferecidos pelo novo coronavírus, o sábado (9.5) registrou taxa média de isolamento social de apenas 38,7%.

Para se ter uma ideia, esse é o segundo menor índice de todos sábados monitorados desde os primeiros casos confirmados da doença no Estado no dia 14 de março, quando o isolamento social foi de 36% para o dia da semana. 

Desde então, os sábados seguintes registraram adesão um pouco maior ao distanciamento social: 21 de março (51%), 28 de março (54%), 4 de abril (56,7%), 11 de abril (47,7%), 18 de abril (46,2%), 25 de abril (46,4%) e 2 de maio (56,1%).

Apesar do apelo diário das autoridades estaduais de saúde, os dados mostram um certo relaxamento da medida que atualmente é considerada a principal forma de reduzir o contágio do vírus em todo mundo: o isolamento social. “O único remédio é o isolamento social”, segue afirmando o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Histórico de isolamento da Capital

Campo Grande registrou adesão de apenas 38,4% neste sábado, mantendo o mesmo patamar dos outros dias dessa semana. As regiões mais movimentadas da Capital para o dia foram: Nascente do Segredo (24,4%), Seminário (25%), Jardim Tarumã (25%), Maria Aparecida Pedrossian (26%) e Moreninha (26,2%).

Nos municípios do interior do Estado a maior movimentação foi registrada em: Bodoquena (30,2%), Juti (32,6%), Rochedo (33%), Ivinhema (33,4%), Miranda (33,7%). O ranking das cidades sul-mato-grossenses mapeado pela In Loco neste sábado pode ser conferido aqui.

Coronavírus em números

Boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) neste domingo (10.5) mostrou avanço de 16 novos casos confirmados, ou seja, um aumento de 4,6% nas últimas 24 horas. De maneira macro, o Estado contabiliza 362 confirmados e 11 óbitos. Detalhamento do boletim está disponível em www.coronavirus.ms.gov.br .

Durante live diária nas redes sociais a SES destacou que a interiorização dos casos é uma nova realidade em Mato Grosso do Sul, e reforçou mais uma vez a importância do distanciamento social para frear o contágio da Covid-19.