Dourados News | 2 de maio de 2020 - 15:26 CORONAVÍRUS NO MS

Comitê mapeia 30 pessoas e vai monitorar condomínio onde casal terá que cumprir quarentena

Comitê mapeia 30 pessoas e vai monitorar condomínio onde casal terá que cumprir quarentena

O médico Ricardo do Carmo Filho, do Comitê de Gerenciamento de Crise, disse em entrevista coletiva, neste sábado (02), que 30 pessoas estão sendo monitoradas por equipes da Vigilância em Saúde de Dourados, tendo em vista barrar uma transmissão comunitária de Coronavírus. 

A medida foi adotada após uma mulher, residente em um condomínio de luxo em Dourados, ter atestado positivo para a doença. O marido dela ainda não recebeu o resultado dos exames de saúde que realizou. Foi determinado pelo Juiz Emerson Ricardo Fernandes que o casal permaneça isolado em casa.

Conforme mostrado pelo Dourados News, foi determinado ainda que eles colaborem com as autoridades sanitárias do município e informem os nomes e dados pessoais das pessoas como quem mantiveram contato nas últimas duas semanas.

O médico esclareceu durante coletiva de imprensa na página da Prefeitura de Dourados que equipes da Saúde conseguiram mapear cerca de 30 pessoas, que estão sendo monitoradas e caso estas apresentem sintomas de Coronavírus serão realizadas coletas de exames.  

Com isso, a  Vigilância Epidemiológica visará rastrear o possível trajeto de transmissão comunitária e buscar não registrar esse fator. 

“Neste caso, vamos buscar as pessoas que estes tiveram contato,  buscar saber se estão com sintomas respiratórios”, disse. 
Ele explicou ainda que a fase em que a pessoa contaminada mais transmite o vírus é até sete dias após o início dos sintomas e reforçou que o distanciamento social e isolamento domiciliar é a medida mais eficaz diante de quadro de confirmação da doença. 

O médico fez ainda um “apelo” para que as pessoas tenham cuidado com a saúde e auxiliem a evitar um contágio comunitário.

“O isolamento domiciliar é o que mais consegue conter a transmissibilidade do vírus, principalmente se você tem um caso positivo. Precisamos ter esse apoio, que as pessoas entendam isso que é fundamental para gente “barrar” a transmissão comunitária. Em uma cadeia progressiva, uma pessoa transmite para cerca de três pessoas e por aí vai... Então deixamos esse apelo a todos”, reforçou. 

Até o final da tarde deste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde deve lançar um plano de contingência do Coronavírus em Dourados, conforme o médico.