Dourados News | 22 de abril de 2020 - 12:51 DUREZA

Prefeitura corta salários de professores contratados e gratificações de efetivos em Dourados

a prefeitura, por enquanto, não pretende antecipar as férias escolares na rede municipal.

As aulas estão suspensas há mais de um mês (Hélio Fazan)

Comunicação interna assinada pelo secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, informa que o pagamento de professores contratados pela Prefeitura de Dourados através de processo seletivo regular, suplência ou convocação, não será efetuado a partir deste mês de abril.

Conforme o documento, essa orientação partiu da Secretaria de Fazenda. Além disso, a Secretaria de Administração comunicou que não serão pagas as gratificações de alfabetização, difícil acesso e adicional noturno, inclusive para profissionais efetivos do magistério municipal.

Na segunda-feira (20), Upiran informou ao Dourados News que a prefeitura, por enquanto, não pretende antecipar as férias escolares na rede municipal. As aulas estão suspensas há mais de um mês, desde o dia 18 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Por enquanto segue de acordo com o decreto, as aulas suspensas por tempo indeterminado. Não há necessidade de antecipação de férias, porque na hipótese de reiniciar na primeira semana de maio não haverá prejuízo, porque temos como fazer a reposição respeitando o calendário pré-estabelecido”, explicou.

O secretário reafirmou que o município deve seguir a definição da Secretaria de Estado de Educação, que definiu a suspensão das atividades escolares presenciais até o dia 3 de maio. No entanto, reconhece que isso pode mudar. “Não sabemos qual vai ser a situação efetiva para daqui para frente”, pontuou.

No dia 14 de abril, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) divulgou ser contra a possibilidade de não pagamento e dispensa de professores contratados na Rede Municipal de Ensino de Dourados.

“O Simted é radicalmente contra a tentativa de colocar na conta dos trabalhadores os prejuízos por conta de má gestão e de uma crise mundial de saúde pública e econômica. O momento de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus requer que os governos garantam os empregos e a renda da população. Qualquer medida tomada que não resguarde o trabalhador, pode comprometer a vida, a saúde e a sobrevivência de milhares de famílias”, pontuou a entidade.