1 de abril de 2020 - 11:32 BRASIL 2019

Relembre os principais momentos esportivos do Brasil em 2019

Relembre os principais momentos esportivos do Brasil em 2019

Photo by Palácio do Planalto

Com a paralisação momentânea dos eventos esportivos, este é o momento perfeito para recordar os melhores momentos vividos pelos esportistas brasileiros na temporada de 2019.

Do futebol ao poker, separamos seis acontecimentos de cunho internacional inesquecíveis e que provavelmente serão relembrados por muito tempo.

Conquista do Flamengo na Libertadores

Após quase 40 anos, o Flamengo finalmente conseguiu colocar ponto final no seu jejum referente ao título mais importante da América Latina.

Na decisão, uma partida emocionante e muito equilibrada contra o River Plate. Até aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo perdia a partida por 1 a 0. Foi aí que Gabriel Barbosa, o Gabigol, anotou o gol do empate — e momentos mais tarde ampliou para dar a vitória ao Rubro-Negro carioca.

A conquista do Flamengo ficou marcada como a mais importante do futebol brasileiro em 2019, por todo contexto que representou tamanho título para a equipe carioca.

Vitória do Brasil na Copa América

Disputada no Brasil e com a final no icônico Maracanã, a Seleção Brasileira entrou para a competição com a obrigação de conquistar o título e assim se concretizou.

Na decisão, uma vitória tranquila diante do Peru por 3 a 1 com Daniel Alves sendo coroado como melhor jogador de toda competição. O caminho até ao título, porém, não foi fácil. O Brasil quase foi eliminado nas quartas-de-final, quando a Seleção só conseguiu superar o Paraguai na disputa de pênaltis. Na semifinal, uma vitória icônica contra a Argentina confirmou o status de favorito do time de Tite no torneio.

Foi a primeira conquista do Brasil na Copa América em 12 anos. O último título tinha sido concretizado em 2007, quando a equipe do então treinador Dunga venceu a Argentina por 3 a 0 na decisão.

Yuri Martins e Murilo Figueredo – Campeões mundiais de poker

Photo by Carlos Monti

Em esportes individuais, poucos brasileiros tiveram a honra de conquistar título mundial em 2019 e Yuri Martins e Murilo Figueredo encabeçam essa seleta lista. Na World Series of Poker (WSOP), que é o circuito de cartas mais relevante do planeta, Murilo e Yuri conquistaram o quinto e sexto título da história do poker brasileiro nessa competição.

As vitórias de Murilo e Yuri vieram na modalidade de jogos mistos. No evento #14, o catarinense Murilo foi campeão ao superar mais de 700 competidores — na mesa final, ele era o único sul-americano presente.

Já Yuri venceu o sexto bracelete da WSOP da história do poker brasileiro nos últimos momentos do circuito de 2019, quando no evento #51 bateu exatos 400 competidores para sacramentar o feito.

Especialista em poker online, o atleta paranaense tem um currículo impressionante e usou toda sua experiência para uma arrancada incrível nos momentos finais da WSOP.

Recorde de medalhas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Assim como a final da Libertadores de 2019, os Jogos Pan-Americanos do ano passado foram realizados na cidade peruana de Lima.

O Brasil confirmou a melhor campanha em sua história nos Jogos, que foram realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto com a participação de 41 países.

Ao todo, a delegação brasileira levou 171 medalhas para a casa, sendo 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze. No total, o país ficou com a segunda colocação geral — atrás apenas dos Estados Unidos.

Título do Brasil na Copa do Mundo de vôlei masculino

Realizada mais uma vez no Japão, a Copa do Mundo de vôlei masculino aglomerou 12 das melhores seleções do planeta. O torneio, disputado de maneira curta entre os dias 1 a 15 de outubro, foi conquistado pelo Brasil.

Foi o terceiro título nacional e o a seleção conseguiu essa façanha sem perder um jogo. Das 11 partidas realizadas, o Brasil venceu mais da metade (7) por três sets a zero. Ao todo, foram apenas cinco sets perdidos na competição.

A dominância brasileira se resumiu também no prêmio de melhor jogador do torneio – que ficou com Alan Souza. O meio-de-rede Lucão foi eleito o melhor segundo bloqueador, enquanto Thales foi reconhecido como líbero mais eficiente.

Vale ressaltar que a seleção feminina não teve o mesmo sucesso. Em competição também realizada no Japão, a equipe ficou com a quarta colocação — atrás da Rússia, dos Estados Unidos e da China, respectivamente.

Conquista mundial para o surfista Ítalo Ferreira

Photo by Antoine Thibaud

Para fechar a lista dos grandes acontecimentos do esporte brasileiro ao redor do mundo em 2019, Ítalo Ferreira merece menção ao ter conquistado o título do World Surf League.

Ao sacramentar a maior conquista de sua carreira, o potiguar Ítalo bateu Gabriel Medina no duelo decisivo do torneio e tirou o que seria o terceiro título do compatriota.

O Brasil tem muita tradição no surf e o potiguar se tornou o terceiro brasileiro na história a vencer um título mundial — ao lado de Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza (2015), também conhecido como “Mineirinho”.