Dourados News | 27 de mar�o de 2020 - 11:56 PRESSÃO

Prefeitura de Dourados não cede a buzinaço e, por enquanto, comércio permanece fechado

o assessor assegurou que as regras de restrição ao funcionamento do comércio local não serão afrouxadas imediatamente.

Crédito: Hélio Fazan

A Prefeitura de Dourados não vai ceder ao buzinaço realizado na manhã desta sexta-feira (27) por manifestantes que foram às ruas da cidade exigir a reabertura do comércio.

Segundo Alexandre Mantovani, assessor da prefeita Délia Razuk (PTB), a administração municipal segue protocolos técnicos que recomendam isolamento social para prevenir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

“Esse movimento tem erguido vozes para volta do funcionamento do comércio. Em que pesem as manifestações independentes ou em grupo, município segue protocolo regido pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e também pelo Comitê municipal, que tem membros inclusive da Associação Comercial, da OAB, enfermeiros, médicos e é presidido por médico infectologista. A gente sobretudo está sendo regido por protocolo técnico e médico”, afirmou.

Em entrevista exibida nas redes sociais da prefeitura, o assessor assegurou que as regras de restrição ao funcionamento do comércio local não serão afrouxadas imediatamente.

“Dourados está seguindo dinâmica de progressão das medidas”, argumentou.

Mantovani avalia que o decreto 2.480, de 23 de março de 2020, por meio do qual a prefeita de Dourados mandou fechar parte do comércio com algumas ressalvas, foi pioneiro em Mato Grosso do Sul e passou a ser seguido por outras administrações municipais.

“É natural que sejam flexibilizadas algumas normas. Isso acontecerá, mas hoje não, porque as orientações médicas que nós temos e que estão subsidiando a tomada de decisões são um pouco mais rigorosas quanto a isso”, pontuou.

Ele disse esperar que as regras atuais sejam flexibilizadas futuramente, apontou receio pela aglomeração formada na manifestação dessa manhã, e alegou que “o problema financeiro decorrente do fechamento do comércio é real, todavia o governo federal tem anunciado pacote de medidas para o comércio, setor produtivo, e nós também estamos tomando medidas mais rigorosas há menos de uma semana”. 

Ainda nesta manhã, está prevista reunião entre a prefeita e representantes da manifestação que tomou as ruas de Dourados.