Extra | 28 de fevereiro de 2020 - 10:53 100 PREVENTIVOS

Coronavírus: máscaras descartáveis e álcool em gel já estão em falta nas farmácias do Rio

Com a confirmação de um caso de coronavírus em São Paulo, a procura por álcool em gel e máscaras descartáveis cresceu

O porteiro José César de Oliveira já adquiriu o hábito de usar álcool em gel para evitar doenças Foto: Stephanie Tondo

Com a confirmação de um caso de coronavírus em São Paulo, a procura por álcool em gel e máscaras descartáveis cresceu significativamente nos últimos dias e pegou o mercado de surpresa. O aumento na demanda, somado ao feriado do carnaval e ao fato de que uma parte dos insumos vem da China, tem gerado problemas na distribuição, deixando as prateleiras vazias nas farmácias.

No Rio, esses itens já estão esgotados em boa parte das lojas percorridas pela reportagem em bairros do Centro, da Zona Sul e da Zona Norte.

Presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto explicou que os estabelecimentos estão com dificuldades de repor os estoques de máscaras:

— Ninguém se planejou para essa demanda, até porque 30 dias atrás a procura já havia aumentado, e os distribuidores não tinham para entrega. Como o insumo delas é chinês, e o governo chinês restringiu a saída, está em falta. Mas o álcool em gel é uma falta pontual, porque tem produção nacional — disse.

A farmacêutica Ana Cristina Teodoro, da Drogaria Extra do Centro do Rio, contou que está com dificuldade para receber produtos importados, incluindo algumas marcas de álcool em gel.

— Estamos com poucas unidades para vender e já pedimos mais, mas como a demanda está grande e como alguns são importados, estamos com dificuldades para receber — disse.