31 de julho de 2004 - 07:05

Arrecadação da Previdência aumenta em 28% em MS

A renegociação de dívidas e o trabalho de combate às fraudes começam a dar resultados. A Previdência está comemorando um aumento na arrecadação. Em Mato Grosso do Sul, o índice ficou perto dos 30%. Porque reduz a necessidade do governo federal de tirar dinheiro do caixa para pagar os aposentados e beneficiários da previdência. No Estado, o déficit no orçamento, mensal, é de 40%.

Mas no primeiro semestre deste ano, os números sobre o recolhimento indicam uma situação menos grave. A Previdência arrecadou no Estado 28% a mais que no mesmo período do ano passado. Este ano, foram R$ 258 milhões, contra R$ 201 milhões ano passado. Todo mês, cerca de 205 mil pessoas recebem benefícios da previdência no estado.

De acordo com a gerência do INSS em Campo Grande isso se deve à renegociação de débitos que a Procuradoria Nacional da Fazenda está fazendo com empresas devedoras em impostos e também às investigações da força-tarefa que está buscando fraudadores da previdência. O trabalho de policiais federais e funcionários do Instituto inibe outras tentativas de irregularidades. No estado, sete pessoas já foram presas. Mas nem tudo é tão positivo assim. Apesar do aumento, a receita continua pagando mais do que arrecada, o que indica que há muito ainda a ser feito para essa conta empatar.
 
Bom Dia MS