G1 MG | 26 de janeiro de 2020 - 09:07 TRAGÉDIA EM BH

Chuva forte provoca 30 mortes, transtornos e alagamentos na Grande BH

47 cidades de Minas foram afetadas pelas fortes chuvas

Defesa Civil confirma 30 mortes em Minas Gerais por causa da chuva

Quatro pessoas morreram soterradas em Ibirité;

Quatro pessoas morreram soterradas em Betim;

Cinco pessoas morreram no Jardim Alvorada, em BH

47 cidades de Minas foram afetadas pelas fortes chuvas

Vídeos

 
 
Moradora de Betim desabafa e critica Corpo de Bombeiros
Meteorologia prevê diminuição do volume de chuva em Minas Gerais nos próximos dias
Defesa Civil confirma 30 mortes em Minas Gerais em decorrência da chuva
Dois corpos são encontrados e 5 pessoas seguem desaparecidas na Região do Barreiro, em BH
Bombeiros procuram homem desaparecido no bairro Jardim Teresópolis, em Betim
Vídeo mostra criança sendo resgatada em desabamento no bairro Jardim Teresópolis, em Betim
Sobe para 14 o número de mortos na região metropolitana de BH por causa das fortes chuvas
Soterrados são procurados na Vila Bernadete, na Região do Barreiro, em BH
Pessoas são soterradas no bairro Duque de Caxias, em Betim, na Grande BH
Bombeiros procuram soterrados no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em BH

Últimas atualizações

 

Irmãos morrem em deslizamento de terra no Alto Jequitibá (Foto: Redes sociais)

Dois irmãos, uma bebê de 1 ano e 6 meses e um garoto de 7 anos, morreram depois que um deslizamento de terra atingiu a casa deles, em Alto Jequitibá, na Região da Zona da Mata, informou a Polícia Militar (PM). De acordo com a PM, Isadora Fagundes Salim e Eduardo Fagundes Salim foram arrastados até um rio, próximo à casa destruída. O irmão deles, João Vitor Fagundes Salim, de 11, está internado em estado grave.

Há 24 minutos

Bombeiros localizaram o corpo de uma mulher na Vila Bernadete, na Região do Barreiro, em BH. Este é o segundo corpo encontrado nesta manhã no local. A primeira vítima era uma criança.

Máquinas na Vila Bernadete procuram por pessoas desaparecidas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Todas as avenidas principais de Belo Horizonte estão liberadas nesta manhã, mas há muitas ocorrências de deslizamentos e desmoronamentos, informa a repórter Patrícia Fiuza. São cerca de 20 a 30 ocorrências por regional da BHTRANS. Cerca de 20 equipes priorizam as mais urgentes, entre elas uma na Avenida Havaí, 345, no bairro Dom Bosco, Região Noroeste de BH. Um deslizamento de terra ocupa a via toda.

Emocionada, Val Reis, avó de crianças resgatadas com vida em Betim, na Grande BH, faz desabafo e critica demora do Corpo de Bombeiros para chegar na comunidade. Netos foram resgatados por voluntários (Foto: Reprodução/TV Globo)

A avó de 3 crianças feridas por causa da chuva em Betim, Val Reis, criticou demora do Corpo de Bombeiros para chegar ao local e exaltou o trabalho de voluntários do Jardim Teresópolis. "A comunidade do Jardim Teresópolis, Beco Fagundes, foi essencial para meus parentes estarem vivos hoje porque foram os primeiros a chegar. Quero agradecer o bombeiro civil que chegou também...[...] O bombeiro [Corpo de Bombeiros] demorou demais. Se a minha família dependesse dos bombeiros eles tinham morrido todos. Demorou demais. A gerência do Corpo de Bombeiros gente, vão pensar mais ai na periferia. O povo na Savassi [bairro na região Centro-Sul de BH] não tá caindo casa não, mas nós na favela tá desmoronando. O povo está morrendo, e a corporação não chega”, afirmou Val Reis emocionada. O G1 pediu um posicionamento do Corpo de Bombeiros sobre a crítica e aguarda um retorno. Veja vídeo abaixo.

Moradora de Betim desabafa e critica Corpo de Bombeiros

Há 1 hora

Bombeiros procuram desaparecidos durante o sábado no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo )

Prefeitura de BH afirma que as buscas foram encerradas no Jardim Alvorada, Região da Pampulha. Cinco pessoas de uma mesma família morreram no local, os corpos foram resgatados. A administração municipal diz que a família havia sido retirada da área de risco pela Defesa Civil e levada para um abrigo. Depois, as vítimas voltaram para a casa e na noite de sexta ocorreu o desmoronamento que vitimou as 5 pessoas.

ALERTA

“Se vir alguma modificação, trinca, movimentação de terra, saia, mas principalmente se algum órgão solicitar a sua saída não retorne ao local até que receba a comunicação desses órgãos de que é seguro voltar”, alerta a Prefeitura de Belo Horizonte.

Há 2 horas

Bombeiros localizaram nesta manhã o corpo de mais uma vítima da chuva na Vila Bernadete, no Barreiro, em BH, informa a repórter Flavia Cristini.

Máquinas na Vila Bernadete procuram por pessoas desaparecidas (Foto: Reprodução/TV Globo)