Tribuna do Interior | 20 de janeiro de 2020 - 08:43 MEDIDAS DRÁSTICAS

Morador que possuir foco de dengue em casa será multado na hora

"As autuações passarão a ser aplicadas na hora, ou seja, no momento em que o agente de endemia encontrar o foco. "

A medida foi anunciada pelo secretário de saude do municipio

Devido aos altos índices de larvas do mosquito da dengue registrados na cidade Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, a prefeitura passará a aplicar multas aos moradores que possuírem focos de dengue nas residências onde moram. As autuações serão aplicadas na hora, ou seja, no momento em que o agente de endemia encontrar o registro.

As multas iniciam em R$ 140 podendo chegar até R$ 14 mil ou mais, dependendo da gravidade e da quantidade de focos encontrada no imóvel. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, duramente coletiva de imprensa.

Na ocasião, ele anunciou que no próximo sábado (18) será realizado um arrastão em várias localidades da cidade. “Estamos diante de um cenário bastante preocupante em Campo Mourão em relação a dengue. A cidade está infestada pelo mosquito e, considerando que vários municípios próximos estão em epidemia, estamos em um eminente risco também de entrar em epidemia”, disse o secretário.

De acordo com Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes aegypti  (LIRAa), o índice de infestação do Aedes Aegypti na cidade está em 6,66%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, em mais de 6 deles há focos do mosquito.

O valor é três vezes maior comparado ao último LIRAa realizado em novembro de 2019, que apontou 2,61% de infestação. O tolerável pela Organização Mundial de Saúde  (OMS) é até 1%.

Os números deixam Campo Mourão com alto risco para epidemia de dengue.