27 de julho de 2004 - 08:50

Vírus MyDoom deixa a internet mais lenta

O vírus MyDoom, com novas e poderosas variantes, está se servindo de sites de busca para achar e-mails em fóruns de discussão online e, através deles, infectar computadores.

Em conseqüência, os acessos à internet, principalmente nos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, estão ficando mais lentos. Um dos principais alvos do MyDoom, segundo a empresa Keynote Systems, que monitora o funcionamento da rede, é o Google.

”O Google teve ontem uma queda de desempenho de 97% para 95,5 por cento. Como se trata de um servidor muito grande, seu declínio afetou o tráfego na internet”, disse Della Lowe, porta-voz da Keynote.

O MyDoom é considerado um dos piores vírus da história da internet. Logo que surgiu, em janeiro último, ele infectou milhões de computadores em todo o mundo.

Na época, a praga estava programado para atacar sites da fabricante de software SCO e da Microsoft. A SCO angariou a antipatia de muita gente depois dos processos contra o Linux por violação de direitos autorais e, por essa razão, suspeitava-se que o MyDoom tinha sido criado por um fã do software livre.
 
Agência Estado