Midiamax | 5 de dezembro de 2019 - 08:45 SEGURANÇA

Com medo de conflito fundiário, fazendeiro de Dourados fabrica trator blindado para plantar

Produtor diz que tomou a medida para proteger peões de ataques indígenas

Trator foi adaptado com chapas de aço. (Foto: Ligado na Notícia)

Em Dourados, maior município no interior de Mato Grosso do Sul, um fazendeiro ‘blindou’ um trator para continuar plantando na propriedade rural dele. Segundo o produtor rural, a medida é uma tentativa de se proteger do conflito fundiário com indígenas que se arrasta há décadas na região.

O produtor adaptou o trator com chapas de aço para, segundo ele, conseguir realizar o plantio com segurança para os funcionários. Apesar da criatividade, a solução encontrada não impediu novo episódio de confronto nesta terça-feira (4). A polícia precisou ser acionada.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 9h de ontem, oito funcionários da fazenda estavam realizando o plantio com quatro tratores, entre eles, o blindado, quando aproximadamente 70 indígenas teriam chegado e começado a expulsar os trabalhadores. Segundo a ocorrência, um dos suspeitos ainda teria disparado na direção de um dos tratores e o grupo teria tentado atear fogo utilizando coquetéis molotov.

Segundo informações constantes do boletim de ocorrência, quando a equipe chegou, os índios atacaram os policiais com flechas e pedradas, danificando os para-brisas de três viaturas. Conforme relatos, a polícia tentou negociar com o grupo, mas, não teve êxito. Na propriedade rural foram apreendidas diversas flechas artesanais que teriam sido utilizadas durante o confronto.