27 de julho de 2004 - 08:23

Enade terá participação de 44% dos alunos

A amostragem do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) será de 156 mil alunos, equivalente a 44% dos ingressantes e concluintes das 13 áreas do conhecimento de graduação que serão avaliadas (agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia).

O exame, que substitui o "Provão", integra o Sinaes, sistema que o governo federal criou para aferir a qualidade do ensino na educação superior --as instituições também serão avaliadas.

Participarão alunos do último ano que tiverem concluído, ao menos, 80% da carga horária mínima do curso. Entre os estudantes do final do primeiro ano, serão escolhidos os que contarem entre 7% a 22% da carga horária mínima do currículo até a data de inscrição. As 13 áreas voltam a fazer a prova em 2007.

O aluno selecionado deverá realizar, obrigatoriamente, o exame para ter a sua participação registrada no histórico escolar. O estudante que não for selecionado nas amostras poderá participar da prova, desde que preencham os requisitos necessários. Para isso, deverá requerer à coordenação do seu curso, em prazo máximo de sete dias a contar da data de divulgação da lista dos estudantes selecionados na amostra do Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação).

O Enade será aplicado no dia 7 de novembro. Até o dia 16 de agosto, o instituto enviará às instituições de ensino superior as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento dos alunos habilitados a participar da prova. O prazo para a devolução da lista dos inscritos será 19 de setembro.

As instituições deverão divulgar a lista dos inscritos no Enade para o conjunto dos estudantes antes de enviá-la ao Inep. A partir das informações recebidas, o instituto divulgará, até 18 de outubro, a relação dos alunos selecionados pelos procedimentos amostrais para participação no exame. Neste período, também serão divulgados os locais de prova.

O exame avaliará o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. Será avaliado, ainda, o nível de atualização dos alunos com relação à realidade brasileira e mundial.

As Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral definirão as competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados até o dia 6 de agosto. Também serão de responsabilidade dessas comissões todas as especificações necessárias à elaboração da prova.

O Enade terá prova única para cada área, que permitirá a análise do valor agregado em relação às competências, habilidades, conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos. "Essa é a melhor maneira de ver a contribuição do curso na trajetória escolar do aluno e será um importante instrumento no processo de auto-avaliação da instituição de ensino", afirma Dilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep.

O estudante terá quatro horas para fazer o exame. Os resultados serão divulgados em uma escala de cinco níveis. Também será aplicado um questionário socioeconômico para compor o perfil dos alunos. O documento será enviado previamente aos estudantes selecionados na amostra e deverá ser entregue no dia da prova. Os coordenadores de curso responderão um questionário que visa reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso. Ele deverá ser preenchido, pela internet, até 15 dias após a aplicação do exame.

As áreas que serão submetidas às edições de 2005 e 2006 serão definidas pelo ministério a partir das recomendações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
 
Folha Online