Adélio Ferreira - Fátima News | 1 de novembro de 2019 - 06:02 CALOR INSUPORTÁVEL

Ondas de calor deixa população de Fátima do Sul apreensiva

Por três dias consecutivos os termõmetros marcaram 42ºC. Há previsão de 8 mm de chuva para esta sexta feira

As 14 horas de quarta feira, o termômetro da Praça Getúlio Vargas marcava 42ºC
"Em mais de quarenta anos que vivo em Fátima do Sul, nunca vi uma temperatura atingir 42º. É muito preocupante!", disse uma comerciante do município Favo de Mel.
 
Por três dias consecutivos, a temperatura atingiu o grau mais elevado dos ultimos tempos, ou seja 42º. É praticamente impossivel ficar exposto ao sol! A pele começa a arder, numa situação muito desconfortável.
 
Graças a Deus, temos um rio que tem agua abundante e que os fatimassulenses, aos finais de semana vão para se refrescarem. Além do rio, temos a Ilha do Sol; e para aqueles que tem melhores condições financeiras, o Aqua Park, o Baneário e a piscina do Verçosa.
Os médicos orientam que nesse tempo quente, deve-se ingerir muito líquido, principalmente a agua, que além de refrescar o organismo, faz a reidratação.
 
Aquecimento de mais 2ºC na Terra deve provocar ondas de calor mortais
 
Estudo aponta que mudanças na duração de eventos climáticos podem ter fortes impactos na saúde humana, produção de alimentos, biodiversidade e economia.
 
Os verões do hemisfério norte trarão ondas de calor perigosamente mais longas, secas e chuvas fortes mesmo que a humanidade consiga limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius, disseram cientistas.
 
Com 1ºC de aquecimento dos tempos pré-industriais até agora, o clima extremo desse tipo já se tornou mais intenso, com uma única onda de calor em 2003 levando a 70.000 mortes somente na Europa.
 
Mas o novo estudo, publicado na revista Nature Climate Change, é o primeiro a quantificar quanto tempo a mais esses eventos durarão se as temperaturas subirem mais um grau Celsius. (por G1)
 
Segundo o Instituto de Metereologia Climatempo até o dia 10/11/19, a previsão é que teremos 140 mm de chuvas. Mas a onda de calor deve permanecer pelo menos nos últimos 15 dias.