Folha Press | 3 de outubro de 2019 - 06:35 PERIGO

Rompimento de barragem em Mato Grosso deixa dois feridos

Além do rompimento do dique, houve espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem

a estrutura contém rejeito proveniente de lavra de ouro e tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582.171,51 m³.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A barragem TB01, localizada em Nossa Senhora do Livramento (MT), rompeu na manhã desta terça-feira (1). Duas pessoas que trabalhavam no local ficaram feridas e foram removidas a hospitais.

Segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), a estrutura contém rejeito proveniente de lavra de ouro e tem altura de 15 metros e volume armazenado de 582.171,51 m³. 

Além do rompimento do dique, houve espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem. O material escoou por uma área com vegetação que varia de 1 a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura.

A mancha de rejeitos derrubou um dos postes da rede de alta tensão que atende a região. A distribuidora de energia já tinha sido acionada, antes da chegada da equipe da ANM, e já havia providenciado o desligamento da rede para evitar outros acidentes.

Uma equipe da empresa realiza as primeiras operações e a construção de uma contenção para evitar que os rejeitos avancem por uma área maior.

A ANM interditou e autuou o empreendimento e continua no local inspecionando a área para identificar possíveis riscos. 

A barragem está inserida na Política Nacional de Segurança de Barragens, e era considerada de dano potencial baixo e categoria de risco baixa. As inspeções realizadas nunca reportaram qualquer anomalia.

Há oito meses, uma barragem se rompeu e pelo menos outra transbordou na sequência, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o último balanço, 249 morreram e 21 continuam desaparecidas.