Extra | 1 de outubro de 2019 - 09:02 FUNDO DE GARANTIA

Adesão ao saque-aniversário do FGTS começa nesta terça-feira; veja o calendário

O trabalhador que tiver interesse em aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviiço (FGTS) poderá poderá procurar a Caixa Econômica Federal a partir desta terça-feira, dia 1º de outubro.

Retiradas do FGTS: saque-aniversário, que começará em abril de 2020, exigirá adesão do trabalhador Foto: Marcelo Régua / 13.09.2019

BRASÍLIA — O trabalhador que tiver interesse em aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviiço (FGTS) poderá poderá procurar a Caixa Econômica Federal a partir desta terça-feira, dia 1º de outubro. O atendimento será feito por meio do aplicativo FGTS ou do site do banco (fgts.caixa.gov.br). Todo trabalhador com conta ativa ou inativa poderá fazer essa opção. A retirada, no entanto, será liberada somente a partir de abril do ano que vem.

Por meio dessa modalidade, o trabalhador poderá fazer retiradas anuais das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu. Em 2020, o saque seguirá o calendário abaixo. A partir de 2021, a retirada também poderá ser feita mês do aniversário até os dois meses seguintes.

Veja o calendário do saque-aniversário:

- Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020

- Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020

- Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020

- Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020

- Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020

- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020

- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020

- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021

- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

A opção por sacar parte do FGTS no mês de aniversário é diferente do saque imediato de até R$ 500, cuja liberação já começou (para os poupadores da Caixa e para os correntistas que autorizaram o depósito em suas contas) e vai até o dia 31 de março de 2020. Neste caso, o dinheiro é liberado para todos. Quem não o retirar terá o valor devolvido para sua conta vinculada.