Portal do MS | 4 de setembro de 2019 - 07:05 INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS

Parceria do Governo garante expansão de terraços em Novo Horizonte do Sul

realização de um trabalho conjunto do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Prefeitura

foi desenvolvido um trabalho de conservação de solo e adequação dessas estradas na Microbacia Hidrográfica ‘Toco do Ipê’, em Novo Horizonte do Sul

Novo Horizonte do Sul (MS) – Frente aos sérios problemas de erosões nas propriedades e altos custos de manutenção de estradas vicinais, foi desenvolvido um trabalho de conservação de solo e adequação dessas estradas na Microbacia Hidrográfica ‘Toco do Ipê’, em Novo Horizonte do Sul, município ao sul do Estado. Com isso, a prática conservacionista de construção de terraços para conter o escorrimento superficial de águas pluviais teve grande expansão.

Novo Horizonte do Sul Novo Horizonte do Sul Novo Horizonte do Sul

A realização de um trabalho conjunto do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Prefeitura garantiram essa expansão com a orientação dos produtores e auxilio na demarcação das curvas em nível, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e da Prefeitura que ofertou o serviço de terraceamento, através da locação de dois conjuntos de trator/terraceador principalmente aos produtores de mandioca, de leite e carne, milho. Ao Imasul coube a cedência de um trator, para atender as propriedades localizadas na Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Segundo o Coordenador de Agricultura da Semagro, Fernando Nascimento, que esteve no município na última semana, esse trabalho garante proteção para o Rio Guiraí – afluente do Rio Ivinhema – pois centenas de toneladas de sedimentos não chegarão aos seus leitos, evitando o assoreamento desses recursos hídricos e, consequente daquela Unidade de Conservação.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Ministério Público Estadual (MPE) tem acompanhado esse trabalho de perto, intervindo quando necessário, naqueles casos em que o produtor resiste em colaborar com o interesse coletivo.

O trabalho que contou com apoio do Sindicato Rural de Ivinhema/Novo Horizonte do Sul e da ADECOAGRO, foi fundamental para conscientização dos produtores do município. Eles puderam conferir de perto a importância de construção dos terraços em toda a Microbacia, ao passo que nenhuma propriedade ficou sem obras de terraços, e ainda a qualidade das estradas após o trabalho de readequação.

No cronograma de trabalho está previsto o cascalhamento das estradas da MBH ‘Toco do Ipê’ buscando melhorias na trafegabilidade, dos 1,5 Km de suas estradas internas, facilitando o transporte de produtos, e o deslocamento dos trabalhadores e estudantes, além de reduzir os custos do frete de insumos e em consequência da produção.

Texto e Foto: Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)