27 de julho de 2004 - 07:00

Ministro ameaça intervir em planos com reajustes de 11,75%

O ministro da Saúde, Humberto Costa, reafirmou que o governo se mantém em uma posição clara e firme quanto aos reajustes dos planos de saúde. "Não se pode impor reajuste superior a 11,75%, e mesmo os planos antigos só podem aplicar os valores do reajuste dos contratos a partir de 2003", afirmou. O ministro lançou hoje em Curitiba o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no estado.

Segundo o ministro, as administradoras dos planos de saúde não podem retroagir para buscar perdas do passado. Ele disse que o governo irá até as últimas conseqüências para fazer valer os 11,75%. "O governo pode mesmo chegar até à intervenção ou tirar a empresa do mercado", advertiu.

Um projeto em análise no Ministério da Saúde deve ser encaminhado em breve ao Congresso Nacional propondo que os usuários que já cumpriram a carência no seu plano original possam mudar de plano sem que a carência tenha que ser cumprida novamente. Na opinião do ministro Humberto Costa a medida permitiria uma grande concorrência no mercado e conseqüentemente a redução de preços e melhoria na qualidade dos serviços.