Correio do Estado | 5 de agosto de 2019 - 14:01 SEGURANÇA PUBLICA

Governo faz entrega de furgão a computadores para Depacs

Foram investidos R$251 mil em equipamentos para delegacias de plantão da Capital

Furgão faz parte dos equipamentos recebidos pela Depac - Foto: Bruno Henrique/Correio do Esta

As Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário de Campo Grande receberam reforços materiais na manhã de hoje (5). Foram entregues R$251 mil em equipamentos, incluindo uma viatura para transporte prisional, computadores e algemas que serão distribuídos entre as delegacias da capital. O furgão para transporte é o primeiro do Estado equipado em conformidade com as normas nacionais da Polícia Civil. 

Autoridades e representantes do legislativo estiveram presentes na entrega, como o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas e o deputado federal Vander Loubet.

De acordo com o secretário de Justiça Antonio Videira, é necessário priorizar o sistema judiciário e as aquisições irão acelerar o encaminhamento no processo prisional. Referindo-se ao veículo entregue, Videira afirmou que “havia poucas viaturas nessas características. Vai ser possível encaminhar mais rapidamente estes presos para o sistema judiciário, para a perícia médico-legal e para o sistema penitenciário. Isso irá permitir que a Polícia Civil tenha mais tempo para investigar e reprimir outros crimes”. Ainda segundo o secretário, outra viatura para o mesmo serviço será entregue no próximo mês. 

A solenidade foi oportunidade para discussão de assuntos relevantes para a comunidade, como a necessidade de reforço policial em bairros com altos índices de violência na capital, assim como o aumento do efetivo de policiais. “Queremos sim melhorar estes bairros e outros municípios onde o número de furtos e roubos vêm aumentando”, comentou o secretário Videira. Ainda segundo o mesmo, a necessidade de combater o tráfico de drogas acaba prejudicando outras ações das forças policiais. 

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, se manifestou à respeito dos casos de sequestro-relâmpago que aconteceram na capital na última semana. De acordo com Vargas, o trabalho de prevenção de crimes como esses começa pelo policiamento militar nas ruas. “Através da repressão da polícia civil temos conseguido fazer as prisões dessas quadrilhas.  As situações são pontuais, mas de vez em quando voltam a eclodir. Com a retirada de circulação isso acaba minimizando”.

Os recursos para aquisição dos equipamentos foram provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet, executada através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.